10 grandes bandas que lançaram apenas um disco
Muitas bandas entraram para a história com apenas um único disco em sua trajetória. Seja por diversos motivos diferentes, esses nomes acabaram fazendo um único lançamento. O site da Metal Hammer listou dez desses nomes. Veja quais são:
10 – Nailbomb – Point Blank (1994)
Durante o tempo de inatividade do Sepultura entre “Chaos AD” e “Roots”, o líder Max Cavalera se uniu a Alex Newport do Fudge Tunnel para este projeto de metal industrial enfurecido. O único álbum Point Blank continua sendo sem dúvida a coisa mais pesada e controversa a levar o nome Cavalera (afinal, ele tem uma arma apontada para a cabeça de uma mulher vietnamita na capa). A dupla se separou um ano após o lançamento, quando Max retornou ao Sepultura.
8 – Snot – Get Some (1997)
Snot tinha todas as características de estrelas do nu metal em formação. Seu álbum de estreia, Get Some, foi uma declaração idiossincrática que misturava funk dançante com a angústia exigida pelo gênero, lançado pela grande gravadora Geffen antes da banda se juntar à turnê de grande sucesso Ozzfest em 1998. No entanto, o vocalista Lynn Strait faleceu em um acidente de avião, rapidamente colocando a banda no gelo. Eles lançaram um disco tributo e desapareceram até 2008.
7 – Repulsion – Horrified
O Repulsion foi formado em 1984 e gravou seu único álbum dois anos depois, tornando-os músicos fundadores do gênero grindcore . No entanto, Horrified não foi lançado até 1989, quando foi lançado pela Necrosis Records: o selo liderado por Jeff Walker e Bill Steer do Carcass. É uma pena que seja o único lançamento da banda, apesar de ainda estarem ativos, já que provou ser uma explosão atemporal de raiva.
6 – Sanctity – Road To Bloodshed (2007)
Sanctity era um nome underground na New Wave Of American Heavy Metal até que Matt Heafy do Trivium os viu ao vivo. Depois disso, o quarteto de Asheville assinou contrato com a Roadrunner Records para sua estreia em 2007. Com o futuro baixista do Machine Head, Jared MacEachern, na guitarra e nos vocais, Road To Bloodshed foi uma campanha carregada de riffs de fúria inspirada no thrash e no melodeath. A banda acabou no ano seguinte, quando Jared e o baixista Derek Anderson saíram.
5 – Handsome – Handsome (1997)
Ex-membros dos anos 90, Helmet, Cro-Mags e Quicksand formaram este supergrupo posthardcore em 1995. Seu álbum autointitulado foi produzido por Terry Date, produtor de discos como “Cowboys From Hell” de alguma forma emprestando-lhes ainda mais pedigree, e era uma expressão corajosa, porém melódica, de atitude de metal alternativo. Embora Handsome pretendesse marcar o início de um contrato de três lançamentos com a grande gravadora Epic, as tensões dentro da banda os forçaram a se dissolver em 1998.
4 – Inside Out – No Spiritual Surrender (1990)
Antes de Zack De La Rocha liderar o Rage Against The Machine, ele era um cantor punk do Inside Out. O quarteto durou apenas de 1988 a 1991, período em que lançaram apenas um EP de seis músicas. No entanto, popularizado pelo trabalho posterior de Zack, No Spiritual Surrender tornou-se um clássico cult de anarquia gritante e barulhenta. Agora todo mundo, do Linkin Park ao Cult Of Luna, citou isso como uma influência.
3 – Human Waste Project – E-lux (1997)
Assim como Snot, o Human Waste Project parecia pronto para o estrelato. As novatas do nu metal de Huntington Beach ofereceram uma voz feminina rara no gênero por meio da cantora Aimee Echo, e assinaram contrato com a grande gravadora Hollywood Records. No entanto, E-lux foi criminalmente subpromovido, seu single Powerstrip alcançando a posição 85 apenas no Reino Unido. Então Aimee rapidamente se cansou da cena metal contemporâneo. Então, em 1998, este quarteto foi encerrado.
2 – Control Denied – The Fragile Art Of Existence (1999)
Depois que o Death lançou seu canto do cisne, The Sound Of Perseverance, em 1998, o mentor Chuck Schuldiner passou do tech-death para o power metal progressivo em Control Denied. A estreia da banda, The Fragile Art Of Existence , foi uma perspectiva mais majestosa do que o trabalho anterior do guitarrista, em grande parte graças ao falsete estridente do vocalista Tim Aymar. Nenhum acompanhamento jamais se materializaria, de forma dolorosa, já que Chuck morreu de um tumor cerebral em 2001.
1 – Bad Sign – Live And Learn (2017)
Formado no Reino Unido, Bad Sign era uma força hiper-riffy de hard rock/heavy metal que poderia ter ido longe. O álbum de estreia Live And Learn foi elogiado pela imprensa nacional quando foi lançado em 2017, com todos os seus hinos equilibrando perfeitamente emoção e força musical. Infelizmente, esse ímpeto durou apenas mais um ano, quando a Bad Sign desistiu no final de 2018, citando o custo financeiro de estar em uma banda.