Debut do Borknagar é lançado no Brasil em formato digipack duplo pela Cianeto Discos

O selo brasileiro CIANETO DISCOS está lançando no Brasil uma edição especial do debut autointitulado do álbum dos noruegueses do Borknagar, lançado originalmente em 1996. Disponível em formato digipack, com dois CDs, o disco, que é tido como um marco no Black Metal progressivo e conhecido por sua abordagem diversificada, agora pode ser adquirido nesta edição contendo um digipack de 6 painéis e bandejas transparentes, além de incluir um livreto de 20 páginas com notas do autor, fotos e letras. O primeiro CD contém o álbum original remasterizado, enquanto o segundo CD contém material bônus dos primeiros anos da banda. Todo o material do primeiro CD foi compilado, arranjado e masterizado pelo líder Øystein G. Brun no estúdio Crosound em junho de 2021.

Para comprar o álbum e conferir todos os outros itens do selo, acesse:

https://cianetodiscos.com.br/produtos/borknagar-borknagar-cd-duplo-digipack/ 

“Borknagar” equilibra efetivamente as características cruas e agressivas do Black Metal com elementos melódicos, complexidade musical e letras líricas inspiradas na natureza, na mitologia nórdica e na filosofia. Além disso, o álbum é frequentemente citado como um dos primeiros álbuns a incorporar com sucesso elementos progressivos ao Black Metal, pavimentando o caminho para o surgimento de subgêneros como o Black Metal atmosférico e o Black Metal progressivo. No line-up do álbum, o Borknagar contava com músicos conhecidos da cena Black Metal local, incluindo Øystein Brun, que fundou a banda e compôs a maioria das músicas, bem como o vocalista Garm (também conhecido como Kristoffer Rygg), além do baixista Infernus (Gorgoroth), do tecladista Ivar Bjørnson (Enslaved) e do saudoso baterista Grim (Gorgoroth). 

As músicas originalmente foram gravadas no estúdio Grieghallen entre outubro de 1995 a janeiro de 1996 e mixadas em maio de 1996, com as masterização sendo realizado no Strype Audio, em Oslo, Noruega. Uma das características mais marcantes deste álbum, e consequentemente de toda a discografia da banda, é sua diversidade musical. O Borknagar mistura com maestria elementos do Black Metal com arranjos progressivos e melodias cativantes. A produção do álbum é excelente, capturando a energia crua e gélida do Black Metal ao mesmo tempo em que permite que os elementos progressivos e atmosféricos brilhem. Isso é particularmente evidente nas faixas como “Tanker mot tind – Kvelding”, “Ved steingard” e “Dauden” onde a banda cria paisagens sonoras épicas. Desde os poderosos riffs de guitarra até os arranjos complexos e atmosferas misteriosas, “Borknagar” leva os ouvintes a uma viagem sonora verdadeiramente envolvente no coração do Black Metal progressivo norueguês. 

Track list do disco 1: 

1. Vintervredets sjelesagn

2. Tanker mot tind – Kvelding

3. Svartskogs gilde

4. Ved steingard

5. Krigsstev

6. Dauden

7. Grimskalle Trell

8. Nord naagauk

9. Fandens allheim 

10. Tanker mot tind – Gryning 

Track list do disco 2: 

1. Vintervredets sjelesagn (Live Session at Grieghallen Studios 1995)

2. Svartskogs gilde (Live Session at Grieghallen Studios 1995)

3. Krigsstev (Live Session at Grieghallen Studios 1995)

4. Dauden (Live Session at Grieghallen Studios 1995)

5. Grimskalle trell (Live Session at Grieghallen Studios 1995)

6. Fandens allheim (Live Session at Grieghallen Studios 1995)

7. Ved steingard (Alternate Mix)  

8. Nord naagauk (Alternate Mix)

9. Vintervredets sjelesagn (Rehearsal 1994)

10. Grimskalle trell (Rehearsal 1994)

11. Ved steingard (First Ever Recording 1994)

12. Vintervredets sjelesagn (Alternate Mix) 

Ouça o álbum no Spotify:

https://open.spotify.com/intl-pt/album/2gyuWEZdFxxNFnD4H8R9zW

Confira o visualizer vídeo de “Dauden” no YouTube:

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *