Linkin Park é processado por ex baixista que alega não ter recebido por sua composições
O Linkin Park foi processado pelo seu ex baixista, Kyle Christner.
Segundo o músico, ele não recebeu os royalties do EP “Hybrid Theory“, lançado em 1999. O processo, foi aberto no Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Central da Califórnia na quarta-feira (8), Christner se autodenomina “um ex-membro do LINKIN PARK ” que “colaborou e gravou inúmeras músicas com a banda”.
Ainda segundo Kyle, o box set do 20º aniversário do álbum de estúdio do LP, “Hybrid Theory”, traz “muitas faixas” das quais ele foi “um co-criador”, incluindo “Could Have Been“, música que tem quase um milhão de visualizações somente no YouTube.” O baixista alega nunca ter recebido nada pela visualizações da música, além de ter o seu nome retirado dos créditos da música no novo box.
“Embora Christner já tenha tido a impressão errada de que suas partes de baixo foram regravadas no EP depois que ele deixou a banda, ele, após uma análise mais detalhada, identificou seu baixo tocando na edição do EP incluída no box set”, o afirma o processo.
Mike Shinoda no Twtich fez uma transmissão ao vivo, onde diz que Christner tocou em “Could Have Been” e descreveu seu solo de baixo na faixa como “deformado”.
Christner descobriu pela primeira vez que seu trabalho estava incluído no box aproximadamente dois meses após seu lançamento. Posteriormente, Christner também soube de várias compilações anteriores de demos e raridades que foram lançadas para o fã-clube do Linkin Park com o título “LP Underground”. Ele também soube posteriormente da reedição do EP pelo fã-clube.
Antes de saber do box, Christner disse que não tinha motivos para saber que seus ex-companheiros de banda estavam publicando e lucrando com o EP e várias demos nas quais ele tocou. Ele ainda afirmou que em abril de 20023, recebeu uma ligação de um agente do LP, que disse: “Gostaria de discutir alguns royalties devidos pelo lançamento do 20º aniversário de ‘Hybrid Theory’.” O representante mais tarde disse a Christner por escrito: “Você recebe royalties mecânicos por 3 demos e pelo EP ‘Hybrid Theory’ de 6 músicas em que você tocou.” Christner perguntou sobre a base dos royalties, afirmando: “Gostaria de saber o que vocês estão oferecendo antes de assinar qualquer coisa.“
Christner está pedindo ao tribunal que determine quem é o autor e o proprietário das canções disputadas e uma prestação de contas de todos os lucros gerados pelas obras, além de exigir o pagamento de royalties atrasados, juros e honorários advocatícios. Mike Shinoda, Brad Delson, Rob Bourdon e Joseph Hahn, a empresa de gestão, Machine Shop e da gravadora Warner Records são listados como réus do processo.