Jordan Rudess é a favor do uso de inteligência artificial na música e explica porque

Jordan Rudess do Dream Theater, conversou com o Metal.it, onde ele falou sobre a polêmica do uso de inteligência artificial na música. Ele comenta quando questionado qual a sua opinião sobre o assunto:

“Uma das empresas com as quais trabalho muito de perto se chama Moises . É uma empresa muito interessante. Eles são mais conhecidos por seu trabalho em separação de faixas, e músicos de todo o mundo a usam. Porque basicamente a maneira como funciona é que você pode carregar no sistema deles um arquivo de áudio estéreo ou até mesmo um vídeo, e então quando estiver dentro do sistema deles, o sistema pode desmontá-lo. Então, digamos que você carregue uma música do Dream Theater, e então quando ela voltar para você, você pode decidir: Eu quero ter os vocais, o piano, o baixo, a bateria, a guitarra solo, o violão. Você pode separá-los. É como ter acesso a todas as faixas individuais. É uma espécie de milagre musical moderno, realmente, a maneira como funciona. E há algumas empresas diferentes que trabalham na separação de faixas, mas Moises é praticamente o topo do jogo. É incrível. Mas não só isso. Então, depois que eles meio que colocaram sua separação de faixas no mundo, eles começaram a desenvolver o sistema ainda mais, a ponto de agora fazer coisas como — bem, primeiro de tudo, o tom e o tempo são completamente flexíveis. Você pode ter coisas tocando em tons diferentes, mas manter o ritmo da música. Mas também ficou muito bom em mostrar os acordes exatamente na batida em que eles caem na música, e está ficando muito preciso também, o que é realmente ótimo. Além da ideia ou implementação de ser capaz de separar as seções da música para que alguém que esteja aprendendo uma peça possa dizer, ‘Eu só quero ouvir o verso’, e fazer um loop do verso, talvez o verso na ponte e conectar esses dois e fazer um loop deles perfeitamente.

A razão pela qual eu os menciono é porque eu amo a tecnologia, mas também porque todos os músicos ao redor do mundo que usam isso, alguns deles têm essa ideia de que IA é uma coisa ruim, mas eles nem sabem que Moises é construído em IA. Esta é a tecnologia que é a estrutura para tudo o que Moises faz. Lamento ser o portador de más notícias para alguém que é contra IA, mas agora está aprendendo uma peça musical usando-a.”

Ele continua:

 “Primeiramente, acredito cada vez mais que inteligência artificial é um nome muito ruim para essa tecnologia. Há muitas outras maneiras de pensar sobre isso. Não há nada realmente artificial sobre isso. Deveríamos voltar no tempo, realmente, e mudar isso. Isso está levando as pessoas ao processo de pensamento errado para pensar sobre o que realmente está acontecendo com a ferramenta e como essas coisas são colocadas juntas.

Dito isso, há muita preocupação no mercado musical por parte das pessoas sobre seus direitos, como esses modelos foram instruídos ou carregados com diferentes músicas e estilos, e com razão. Pessoas, músicos estão preocupados. Eles sentem que isso talvez não seja justo. Talvez suas músicas estejam sendo carregadas em um computador sem sua permissão. Todos esses tipos de coisas são realmente, realmente importantes para descobrir. Tudo isso são questões legais que precisam ser resolvidas em grande estilo. Vai levar tempo e, honestamente, embora eu esteja ciente, simpático e também preocupado, essa não é minha especialidade, esse tipo de coisa. Minha especialidade é pensar, ok, bem, você tem essa nova tecnologia. Como podemos usá-la para fazer instrumentos mais expressivos? Como podemos usá-la para ter mais diversão musical? Como podemos envolver mais pessoas na beleza de fazer música elas mesmas? E como posso usá-la para apenas estender o que faço no mundo musical e fazer coisas que nunca foram possíveis antes, e também ser uma das pessoas que meio que ajuda a direcioná-lo em direções que são mais valiosas para o futuro de música e tecnologia musical. Então isso é muito importante para mim. Essa é uma das razões pelas quais estou realmente animado com o trabalho que estou fazendo com o MIT [Center for Art, Science & Technology], porque eles têm algumas mentes lindas lá que estão pensando de maneiras positivas sobre como você pode pegar essa tecnologia, a tecnologia que está disponível para nós hoje, e fazer coisas incríveis, benéficas, legais, importantes, educacionais e divertidas com ela.”

Jordan Rudess vem ao Brasil este ano junto com o Dream Theater e os detalhes dos shows, você confere abaixo.

SERVIÇO

10/12 (sexta-feira) Belo Horizonte @  BeFly Hall
Vendas: https://fastix.com.br/events/dream-theater-40th-anniversary-tour-belo-horizonte

13/12 (sexta-feira) Rio de Janeiro @ Vivo Rio
Vendas: https://www.clubedoingresso.com/dreamtheater

15/12 (domingo) São Paulo @ Vibra São Paulo
Vendas: https://www.clubedoingresso.com/dreamtheater

16/12 (segunda-feira) Curitiba @ Live Curitiba
Vendas: https://www.clubedoingresso.com/dreamtheater

17/12 (terça-feira) Porto Alegre @ Auditório Araújo Vianna
Vendas: https://bileto.sympla.com.br/event/93544

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

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