Mercedes Lander pensava que o Kittie voltaria para apenas alguns shows mas “o universo tinha outros planos”
Mercedes Lander conversou com Loud TV sobre o álbum da banda canadense de metal em mais de 13 anos, “Fire” , que foi disponibilizado em junho de 2024 pela Sumerian. Ela diz:
“As coisas meio que saíram do controle, vamos deixar claro. Não foi realmente nossa ideia [nos reunirmos oficialmente para um novo álbum e uma turnê]. Só queríamos fazer alguns shows. Recebemos algumas ofertas, e a ideia era que faríamos apenas alguns shows e depois voltaríamos para nossos caixões. Mas o universo tinha outros planos para nós. E acabamos recebendo uma oferta para gravar um disco da Sumerian . Então concordamos, escrevemos o disco, lançamos o disco e aqui estamos na França. Não era realmente algo que tínhamos planejado fazer. Não estava em nosso cartão de bingo, por assim dizer. Mas estamos felizes por estar aqui, e acho que realmente nos superamos com ‘Fire’ .”
Sobre como foi tocar com o Kittie novamente depois de tanto tempo, a guitarrista Tara McLeod disse:
“Foi uma experiência incrível entrar no estúdio com essas garotas e pensar: ‘Nossa, ainda estou perfeitamente sintonizada com a Morgan. Com a Mercedes , consigo me conectar com o bumbo dela.’ E foi uma experiência alucinante pensar: ‘Ah, sim, essas são as pessoas com quem eu deveria tocar’. Foi muito legal. Toquei com vários outros músicos, e nunca me senti assim . E foi uma experiência maravilhosa e reveladora. Mas nunca imaginamos que conseguiríamos fazer isso de novo.”
Sobre o processo de composição do disco, Tara disse:
“Então, tivemos que ter uma versão atualizada, porque não moramos mais tão perto um do outro. Ivy mora nos Estados Unidos agora. Eu morava do outro lado do Canadá, e Morgan e Mercedes estão em Ontário, Canadá. Então, tivemos que usar nossos computadores e o Dropbox para trocar muitos riffs. E havia uma espécie de depósito de riffs, ideias e músicas. E então Morgan e Mercedes puderam tocar juntos. E sempre que eu vinha para Ontário, eu participava com eles. E foi, honestamente, uma ótima maneira de podermos dissecar as músicas um pouco mais, porque costumávamos fazer isso todos nós, em pé, em uma sala. E foi bom poder fazer ajustes por conta própria… Mercedes não precisa sentar e tocar a música 10 vezes para que possamos trabalhar a guitarra.” riffs. Ela tem as partes de bateria. Conseguimos entender os riffs de guitarra. A Mercedes estava se gravando, como se todos nós estivéssemos fazendo isso, e foi uma boa maneira de entrar no ritmo e ser mais precisa.
E sinto que conseguimos dar um pouco mais de atenção às músicas também. Essas nuances sutis que você não ouviria na sala, você ouve na gravação. E você pode contornar isso, o que é muito bom.”
Questionada sobre o que a Kittie tentou mudar ou melhorar no estúdio desta vez, Tara disse:
“Somos uma banda bem pura. As músicas continuavam sendo escritas e finalizadas enquanto estávamos no estúdio. Então, era um pouco diferente antes. O produtor com quem trabalhamos dessa vez era Nick Raskulinecz , e ele era um cara muito ativo. Então, ele estava lá conosco, improvisando. Ele roubou uma das baquetas da Mercedes e estava regendo com ela. E essa foi uma abordagem bem diferente, porque antes nós simplesmente íamos ao estúdio, gravávamos as músicas e pronto. E tivemos mais oportunidades de realmente trabalhar com o nosso produtor. E isso foi novidade para nós, com certeza. E nos demos muito bem com ele.”