Perry Farrell e membros do Jane’s Addiction se processam em treta judicial
O couro tá comendo no reino do Jane’s Addiction.
Nesta quarta feira (16), os músicos da banda, Dave Navarro , Eric Avery e Stephen Perkins, processaram o vocalista, Perry Farrell, devido a briga no palco entre ele e o guitarrista, incluindo as alegações de inflação intencional de sofrimento emocional, negligência, violação do dever fiduciário e quebra de contrato, enquanto as alegações de Navarro incluem alegações de agressão física e lesão corporal em decorrência do incidente.
Horas depois, Farrell fez um “contra-processo” ao músicos dizendo:
“Que os companheiros de banda do Jane’s Addiction às vezes foram antagônicos uns com os outros foi bem documentado. Mas Navarro, Avery e Perkins aparentemente decidiram que as décadas de sucesso do Jane’s Addiction deveriam ser descartadas em busca de uma campanha de intimidação de anos contra Farrell envolvendo assediá-lo no palco durante as apresentações, incluindo, entre outras táticas, tentar miná-lo tocando seus instrumentos em alto volume para que ele não pudesse se ouvir cantar sem explodir seus próprios monitores intra-auriculares em um nível inseguro. Esse assédio escalou em 13 de setembro de 2024 para violência física por Navarro e Avery contra Farrell no palco durante o show de Boston e a agressão de Perry e [ esposa de Perry ] Etty Lau Farrell nos bastidores por Navarro . Essas altercações precipitaram a decisão de Navarro , Avery e Perkins de cancelar o resto de a turnê norte-americana da banda. Sem aviso ou consulta, e usando Perry Farrell como bode expiatório, Navarro e os outros membros da banda decidiram cancelar abruptamente as datas restantes da turnê — violando contratos e desconsiderando todas as obrigações profissionais — e, aparentemente, dissolver a banda para sempre.”
Sobre a suposta agressão de Navarro nos bastidores, a denúncia diz:
“Navarro agora alega falsamente que Farrell o agrediu com um soco. O que realmente aconteceu foi que foi Navarro quem atacou e agrediu agressivamente Farrell e sua esposa, Etty Lau, nos bastidores, gritando: ‘Que porra foi essa, seu filho da puta?!’ Farrell assumiu uma postura defensiva e gritou: ‘Saiam daqui!’, ao que Navarro respondeu: ‘Nunca mais vou trabalhar com você!’
Farrell nem sequer foi consultado sobre o cancelamento da turnê e não teria concordado em fazê-lo devido às consequências financeiras e de reputação, bem como à exposição à responsabilidade legal de terceiros criada por terem permitido que a Wilton Hilton, Inc., a empresa de turnês da banda, violasse seus compromissos de turnê.”
Em uma declaração compartilhada com a Variety, Farrell disse sobre o processo do trio:
“Como membro fundador e força criativa por trás do Jane’s Addiction, Perry Farrell sempre priorizou o legado da banda e seus apoiadores, e é por isso que os eventos de 13 de setembro de 2024 em Boston e as consequências resultantes foram tão devastadores. Sem aviso ou consulta e usando Perry como bode expiatório, Dave Navarro e os outros membros da banda decidiram cancelar abruptamente as datas restantes da turnê — violando contratos e desconsiderando todas as obrigações profissionais. Perry foi pego de surpresa por não poder votar e ser ouvido, o que o deixou incapaz de defender seu caso para continuar a turnê para seus fãs. Como se isso não fosse prejudicial o suficiente, Dave Navarro então intencionalmente e publicamente culpou Perry pelas datas canceladas da turnê, destruindo efetivamente a reputação de Perry e causando-lhe danos irreparáveis. Apesar desse bullying contínuo perpetuado por Navarro , a dedicação de Perry ao Jane’s Addiction e a preservação de seu impacto positivo na indústria musical permanecem inabaláveis. Ele é explorando ativamente maneiras de abordar a situação e garantir a responsabilização.”
Segundo a Rolling Stone, Navarro, Avery e Perkins entraram com uma ação judicial no Tribunal Superior do Condado de Los Angeles, alegando que o grupo perdeu mais de US$ 10 milhões como resultado do cancelamento da turnê.
“A banda não pode mais funcionar em decorrência da conduta do réu, incluindo suas explosões repentinas e violentas e sua comprovada incapacidade de atuar como líder e vocalista da banda”, afirmava a denúncia. “Os danos físicos, emocionais e financeiros que o réu causou impactaram profundamente os autores, suas famílias e entes queridos, e é hora de o réu enfrentar as consequências de suas ações e ser responsabilizado.”
Os membros do Jane’s Addiction também alegaram no processo que Farrell frequentemente não conseguia se apresentar no palco devido ao seu consumo de álcool. Diz a denúncia:
“Os autores (e outros presentes) observaram durante a turnê que Perry aparecia frequentemente no palco em avançado estado de embriaguez. Ele costumava beber vinho no palco e falar arrastado. Perry frequentemente fazia longas e divagações entre as músicas, sem nenhum propósito aparente além de sua própria diversão. Os problemas com a apresentação de Perry frequentemente pioravam à medida que a noite avançava e ele ficava mais embriagado.”
Christopher Frost, o advogado que representa Navarro , Avery e Perkins , disse em uma declaração à Rolling Stone :
“Dave Navarro, Eric Avery e Stephen Perkins tinham grandes esperanças de que conseguiriam capturar o espírito puro dos primeiros dias da banda e desenvolvê-lo. Inicialmente, eles conseguiram, no estúdio e no palco. Mas… eles fizeram isso com um quarto companheiro de banda que, por vezes, não estava disposto ou não conseguia se apresentar em um nível razoável e que repetidamente ameaçou atrapalhar a turnê.”
Farrell encerrou abrupta e unilateralmente todos os planos para um revival do Jane’s Addiction após o incidente mencionado e “deixou seus companheiros de banda na mão por uma turnê e um contrato de gravação não cumpridos… Dave , Eric e Stephen nunca quiseram que chegasse a esse ponto. Mas eles foram injustiçados, querem que a história verdadeira seja contada e merecem uma resolução.”
A treta aconteceu durante um show em 13 de setembro de 2024 no Leader Bank Pavilion em Boston e causou a separação do Jane’s Addiction.
Ver esta publicação no Instagram