Obituary: 35 anos de “Cause of Death”

Há 35 anos, em 19 de setembro de 1990, o Obituary lançava “Cause of Death“, segundo álbum desta amada banda de Death Metal de Tampa, Flórida, que é tema do nosso bate-papo desta sexta-feira.

O play marca as estreias do baixista Frank Watkins e do guitarrista James Murphy, que veio do Death. Entretanto, Murphy ficou apenas um ano na banda. Não teve participação no processo criativo do álbum, apenas gravou, saiu em turnê e depois saiu tocando em diversas bandas.

Em time que está ganhando não se mexe, o Obituary resolveu repetir o mesmo produtor e o estúdio. Scott Burns se encarregou da produção e todos retornaram ao icônico Morrisound Recording, em Tampa, Flórida, onde o álbum foi gravado no primeiro semestre de 1990.

Uma curiosidade acerca da capa do álbum é que ela seria utilizada pelo Sepultura, no álbum “Beneath the Remains“, lançado em 1989. Ocorre que a Roadrunner autorizou o Obituary a usar a imagem assinada por Michael R. Whelan, e os brasileiros escolheram outra imagem desenhada pelo artista.

Outra curiosidade é sobre a faixa-título, que foi originalmente escrita para fazer parte do álbum “Slowly We Rot“, mas que acabou ficando de fora, mesmo a banda tendo anunciado a playlist do álbum, sugerindo que a faixa estaria no disco de estreia. A música é a única de autoria de Allen West.

Bolacha rolando, o Obituary nos brinda com uma aula de Death Metal. São 9 faixas em 41 minutos de duração e alguns clássicos: “Infected“, “Body Bag“, “Chopped in Half“, “Dying“, “Find the Arise“, “Turned Inside Out“, além do cover para “Circle of the Tyrants“, do Celtic Frost. Citamos quase todas as músicas do álbum, não a toa ele é considerado por muitos uma obra-prima do Death Metal.

O álbum recebeu boas avaliações por parte da imprensa especializada e o público abraçou o álbum, que é considerado parte da santíssima trindade do Obituary, formada pelos três primeiros álbuns lançados pela banda. E apesar de Igor Cavalera ter ficado chateado pelo fato de a capa que seria de “Beneath the Remains” ter sido utilizada aqui, isso não comprometeu a parceria entre as duas bandas, já que John Tardy gravou backing vocal no referido álbum e ambas as bandas saíram em turnê pelos Estados Unidos, em 1990, com o Obituary sendo banda de abertura.

O Obituary seguiu divulgando seu novo álbum realizando uma turnê pela Europa em 1991, já com Allen West de volta. Em 2019, a banda tocou o álbum na íntegra durante apresentação no Decibel Metal & Beer Fest, na Filadélfia. Antes, em 2014, a banda realizou uma turnê pelo Brasil onde músicas dos três primeiros álbuns foram tocadas e nosso aniversariante teve três faixas apresentadas: “Infected“, “Chopped in Half“, “Turned Inside Out” e “Body Bag“.

Hoje é dia de comemorar mais um aniversário deste álbum que envelhece bem, obrigado. O Obituary segue em plena atividade, sendo uma das bandas que se preocupam com questões sociais e também com o bem-estar dos animais. Obviamente que o fã conservador vai chamá-los de comunistas, de esquerdistas, mas a verdade é que eles entenderam a essência antifascista do Heavy Metal. Longa vida aos mestres da música extrema.

Cause of Death – Obituary 

Data de lançamento – 19/09/1990

Gravadora – Roadrunner

Faixas:

01 – Infected

02 – Body Bag 

03 – Chopped in Half

04 – Circle of the Tyrants

05 – Dying

06 – Find the Arise

07 – Cause of Death

08 – Memories Remain

09 – Turned Inside Out

Formação:

John Tardy – vocal

Donald Tardy – bateria

Trevor Peres – guitarra

James Murphy – guitarra

Frank Watkins – baixo

Flávio Farias

Fã de Rock desde a infância, cresceu escutando Rock nacional nos anos 1980, depois passou pelo Grunge e Punk Rock na adolescência até descobrir o Heavy Metal já na idade adulta e mergulhar de cabeça na invenção de Tony Iommi. Escreve para sites de Rock desde o ano de 2018 e desde então coleciona uma série de experiências inenarráveis.

2 thoughts on “Obituary: 35 anos de “Cause of Death”

  • setembro 20, 2025 em 3:12 pm
    Permalink

    Seria interessante se o Sepultura e o Obituary lançassem esses albums com as capas trocadas ou retrocadas como edição de aniversário!!!! Tinha uma camisa desse disco na virada pro ano 2000, bons tempos aqueles!!!! Ouvia muito esse clássico em um fita cassete, bons riffs e músicas marcantes!!!! ¨Cause of Death¨ e ¨The End Complete¨ são os meus discos preferidos da banda até hoje, valeu!!!!

    Resposta
  • setembro 20, 2025 em 9:01 pm
    Permalink

    O olho de Thundera, abraços!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *