Six Feet Under: 30 anos de “Haunted”

Há 30 anos, em 26 de setembro de 1995, o Six Feet Under lançava “Haunted“, seu álbum de estreia, que é tema do nosso bate-papo desta sexta-feira, a primeira desta primavera.

Chris Barnes ainda estava no Cannibal Corpse, quando ele teve a ideia de criar um projeto paralelo, que futuramente viria a ser sua banda principal. Vamos voltar um pouco no tempo para entendermos como foi concebido o Six Feet Under:

Em 1993 Chris se juntara ao então guitarrista do Obituary, Allen West. No primeiro momento, era apenas um projeto paralelo onde ambos tocariam quando suas respectivas bandas estivessem com as agendas livres. Mas em 1995 a coisa foi ficando séria e os caras se juntaram ao baixista Terry Butler (Death/ Massacre) e o baterista Greg Gall.

A proposta lírica do projeto era no primeiro momento abordar problemas sociais, como assassinatos, por exemplo. Ο vocalista se dizia cansado das letras gore de sua ex-banda, mas com o tempo a gente viu que essas letras mais brutais não foram completamente deixadas de lado.

O quarteto se reuniu no icônico “Morrisound Studios”, em Tampa, Florida, tendo a produção assinada por Scott Burns e Brian Slagel. A capa foi inspirada na capa de um filme de horror lançado no ano de 1990 chamado “The Hauting of Morella“, que no Brasil recebeu o título de “Morella: o Espírito Satânico“. A bolacha foi lançada pela Metal Blade.

A música “Suffering in Ecstasy” é dedicada à memória do amigo de Chris Barnes, Mark Hauser (28/09/1957 – 27/05/1995). No encarte, é possível ler a mensagem deixada pelo vocalista, desejando que o amigo “descanse em paz”.

O Six Feet Under traz uma excelente estreia, com um Death Metal com riffs bem arrastados, muito peso e mostrava que chegava para ser uma das grandes do estilo. São onze faixas em 38 minutos, com destaque para “The Enemy Inside“, “Silent Violence“, “Lycanthropy“, “Human Target“, “Torn to the Bone” e “Suffering in Ecstasy“. À exceção desta última, todas as citadas ainda são tocadas ao vivo atualmente.

A aceitação foi boa, tanto por parte da crítica especializada quanto pelos fãs, ainda que até hoje exista uma resistência muito grande ao Six Feet Under. A banda gravou um videoclipe para “Lycanthropy“, que veiculou com certa frequência na Headbangers Balls, da MTV.

Após o lançamento do álbum, Chris Barnes, que chegou a gravar a demo que se tornaria o álbum “VILE“, optou por sair e se dedicar ao grupo e hoje é o único membro original. Os fãs Old-School estão tendo a chance de ver Chris Barnes e Jack Owen juntos novamente, depois do início no Cannibal Corpse.

Hoje é dia de celebrar o mais novo trintão do Death Metal. O Six Feet Under segue em plena atividade, tendo lançado no ano passado, o excelente “Killing For Revenge“. Vamos escutar esse play no volume máximo.

Haunted – Six Feet Under
Data de lançamento – 26/09/1995
Gravadora – Metal Blade

Faixas:
01 – The Enemy Inside
02 – Silent Violence
03 – Lycanthropy
04 – Still Alive
05 – Beneath a Black Sky
06 – Human Target
07 – Remains of You
08 – Suffering in Ecstasy
09 – Tomorrow’s Victim
10 – Torn to the Bone
11 – Haunted

Formação:
Chris Barnes – vocal
Allen West – guitarra
Terry Butler – baixo
Greg Gall – bateria

Flávio Farias

Fã de Rock desde a infância, cresceu escutando Rock nacional nos anos 1980, depois passou pelo Grunge e Punk Rock na adolescência até descobrir o Heavy Metal já na idade adulta e mergulhar de cabeça na invenção de Tony Iommi. Escreve para sites de Rock desde o ano de 2018 e desde então coleciona uma série de experiências inenarráveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *