Na história do Rock: Black Sabbath: 44 anos de “Mob Rules”
Há exatos 44 anos, em 4 de novembro de 1981, o Black Sabbath lançava “Mob Rules“, o disco de número dez da discografia dos criadores do Heavy Metal e também o segundo com o vocalista Ronnie James Dio. Vamos te contar a história desse álbum no nosso bate-papo desta terça-feira.
Em “Heaven and Hell“, o álbum anterior, a banda havia voltado aos bons tempos, tendo um álbum com excelente recepção. Porém, mais percalços afetaram a banda: o baterista Bill Ward saiu da banda, alegando problemas de saúde e também pessoais. A saída de Ozzy Osbourne também influenciou na sua decisão. Vinny Appice foi o escolhido e assim, do Black Sabbath original restava apenas metade dele em seu lineup.
Com nova formação, o Black Sabbath se reuniu no “Record Plant”, em Los Angeles, mesmo local onde a banda gravou “Heaven and Hell“, na companhia do mesmo Martin Birch e assim o álbum número dez fora concebido. No Reino Unido, o play foi lançado pela “Vertigo”, nos Estados Unidos, pela “Warner” e em outros lugares do planeta, foi lançado pela “Castle” e pela “Sanctuary”.
A arte da capa foi assinada por Greg Hildebrand. As músicas creditadas a Iommi, Butler e Ward, enquanto que Dio ficou responsável pelas letras, onde ele pôde mostrar um pouco do seu lado romântico, como nas letras de “Slipping Away“, “Over and Over” e “Country Girl“. lommi disse em sua autobiografia “Iron Man: my Journey Through Heaven & Hell with Black Sabbath“, que a banda alugou uma casa em Los Angeles para os ensaios e composição. Eles pretendiam construir um estúdio próprio para economizar dinheiro, mas acabaram voltando ao mesmo estúdio que gravaram “Heaven and Hell“.
Na parte musical, o play é composto por 9 músicas em 40 minutos de duração, que, se não é tão brilhante quanto o anterior, tem seus bons momentos e que merece a homenagem prestada por nós. “Mob Rules” ficou em 12º lugar nas paradas britânicas, 19° no Canadá, 29° na “Billboard 200“; 30° na Suécia, 45° na Nova Zelândia e 47° na Holanda. Foi ainda certificado com Disco de Prata no Reino Unido e Ouro no Canadá e Estados Unidos.
A turnê deste play rendeu o álbum ao vivo “Live Evil“, porém, ao final desta, a banda perdeu Dio e Appice, iniciando uma nova busca por vocalista e baterista. Durante essa tour, sete músicas de “Mob Rules” faziam parte do setlist. Anos mais tarde, a mesma formação fundou o Heaven & Hell e incluíram a música “Falling off the Edge of the Word” no repertório. Em 1997, Iommi deu a seguinte declaração sobre nosso aniversariante. Aspas para ele:
“Eu ainda gosto daquele álbum.”
Dio ainda retornaria na década de 1990 e gravaria “Dehumanizer“, seu último álbum como vocalista do Black Sabbath. Ele nos deixou em 2010. E como nós sabemos, em 5 de julho deste ano, o Black Sabbath fez seu último show, no Back to the Beginning, que marcou a despedida de Ozzy Osbourne dos palcos. Ele que faleceu dezessete dias depois deste show. O Black Sabbath honrou o seu legado e mostrou que vai continuar sendo influência por muitas e muitas gerações. Hoje é dia de celebrar esse álbum.
Mob Rules – Black Sabbath
Data de lançamento – 04/11/1981
Gravadora – Vertigo
Faixas:
01 – Turn up the Night
02 – Voodoo
03 – The Sign of the Southern Cross
04 – E5150
05 – The Mob Rules
06 – Country Girl
07 – Slipping Away
08 – Falling off the Edge of the World
09 – Over and Over
Formação:
Ronnie James Dio – vocal
Tony Iommi – guitarra Geezer Butler – baixo
Vinny Appice – bateria
Geoff Nichols – teclado

Show de disco! Grande clássico e coisas boas e interessanes nesse album tem! Valeu!