Paul Di’Anno terá último álbum ao vivo lançado em 2026; material celebra a força do ex-vocalista do Iron Maiden

O legado de Paul Di’Anno, primeiro vocalista do Iron Maiden, continua a receber homenagens após sua morte em outubro de 2024. Um novo álbum ao vivo, gravado durante a turnê de 2024, será lançado postumamente em 2026. O disco será o último registro ao vivo oficial da carreira do cantor.

A equipe de Di’Anno confirmou que detalhes como título, capa, setlist, selo responsável e local da gravação serão revelados antes do Natal. O lançamento será exclusivamente em vinil, em tiragem extremamente limitada.

Nas redes sociais, o perfil oficial do cantor adiantou que o conceito da arte e do título foi desenvolvido para “transmitir uma mensagem especial e deixar todos os fãs muito orgulhosos.”


Documentário sobre Di’Anno também estreia em 2026

O ano também marcará o lançamento de Di’Anno: Iron Maiden’s Lost Singer, documentário dirigido por Wes Orshoski, conhecido pelos filmes Lemmy (2010) e The Damned: Don’t You Wish That We Were Dead (2015).

Orshoski revelou que acompanha a trajetória de Di’Anno desde 2017, período em que o músico enfrentava sérios problemas de saúde e aguardava cirurgias negadas por médicos no Reino Unido. A situação começou a mudar quando Kastro Pergjoni, proprietário do pub Cart & Horses — conhecido como o “berço do Iron Maiden” — iniciou uma campanha de financiamento coletivo para ajudar o vocalista.

A mobilização ganhou reforço do escritor croata Stjepan Juras, que intermediou o tratamento de Di’Anno na Croácia. O diretor afirma que a parceria desses dois fãs foi fundamental para prolongar a vida do cantor, e que o documentário registra esse esforço em detalhes.

Em entrevista ao KNAC.COM em agosto de 2024, Di’Anno comentou que o filme cobre toda sua vida, revelando momentos de determinação, desespero e resiliência. O músico também brincou dizendo que Orshoski queria até filmar sua cirurgia — pedido que, segundo ele, foi recusado pelos médicos.


A despedida de um pioneiro do heavy metal

Paul Di’Anno — nascido Paul Andrews, em 17 de maio de 1958, no leste de Londres — morreu em 21 de outubro de 2024, aos 66 anos, em sua casa em Salisbury. Ele foi sepultado em 21 de novembro, no City of London Cemetery & Crematorium.

A causa da morte foi divulgada em comunicado oficial publicado em 11 de novembro: uma ruptura no pericárdio, que levou a um acúmulo rápido de sangue vindo da aorta, causando parada cardíaca instantânea.

Di’Anno ganhou notoriedade como vocalista do Iron Maiden entre 1978 e 1981, período em que gravou os clássicos Iron Maiden (1980) e Killers (1981). Sua voz crua e atitude de rua foram fundamentais para definir a identidade inicial da banda e influenciar gerações de músicos.

O álbum ao vivo de 2026 e o documentário prometem consolidar uma derradeira homenagem a um dos nomes mais marcantes da história do metal britânico.

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *