Regis Tadeu revela bastidores da saída de Nicko McBrain do Iron Maiden e diz que há “mais um para sair”

Em 2024, poucas horas antes do show do Iron Maiden em São Paulo, os fãs foram pegos de surpresa quando a banda anunciou que Nicko McBrain faria a sua última apresentação junto ao grupo naquele dia.

Em conversa ao Whiplash, o crítico musical Regis Tadeu falou sobre os bastidores dessa saída e que há muito mais coisa envolvida do que só a perda de um membro. Ele ainda fala sobre um segundo integrante do Maiden que estaria com seus dias contados ali, conforme transcrito pelo Confere Rock:

“Eu reafirmo o que eu disse. Tenho uma fonte muito próxima dentro do círculo do Iron Maiden e mantenho minha posição. Se dependesse do Dave Murray, ele já teria parado, já teria saído. Segundo essa fonte, ele sente muita saudade da família e não está conseguindo ver os netos crescerem. Então, sim, ele está cansado.

Só que tem o seguinte: o Iron Maiden não é apenas uma banda. É mais do que isso, é praticamente uma empresa, uma instituição que gera muito dinheiro, muitos empregos, e tem um aspecto mercantilista muito forte, especialmente na figura do Rod Smallwood.

>Adquira: Livro “Iron Maiden Infinite Dream” em promoção

Regis então fala sobre o lado mercadológico do Iron Maiden e como Smallwood faz esse lado girar:

Tanto que, reafirmo, a banda já teria decidido parar. Mas o Rod Smallwood teria dito algo como: “Vocês estão de brincadeira? Vão parar com 49 anos de existência? Ano que vem são 50 anos. Precisamos fazer uma turnê de 50 anos.” E, sob um ponto de vista mercadológico, ele está certo.

O que aconteceu foi que ele e Steve Harris convenceram todos a continuar, inclusive Dave Murray, que é sócio minoritário desse grande conglomerado econômico que se tornou o Iron Maiden. Quem diz que o Iron Maiden não é um conglomerado financeiro precisa olhar os números, a quantidade de dinheiro que a marca movimenta.

Em termos de marketing, o Iron Maiden fez como o Kiss e como o Metallica fazem hoje. O Metallica lança até toca-discos com a marca da banda. É um império. Do ponto de vista financeiro e estratégico, você não pode simplesmente ignorar uma data como 50 anos de carreira.

Agora, não tenho dúvida de que pode haver gente ali continuando a contragosto. Mas o que fazer? Você acha que alguém sai de uma estrutura dessas sem pagar multa rescisória? Todos ali têm contratos individuais.

> Menor Preço: Livro Iron Maiden Infinite Dreams versão inglês

Em seguida, Regis fala sobre a saída de Nicko McBrain e como isso aconteceu:

Eu te digo mais: não foram poucas as vezes em que o próprio Steve Harris afirmou que, no dia em que Nicko McBrain saísse da banda, o Iron Maiden acabaria. Ele disse isso em várias entrevistas.

Mas aí entra a realidade: você tem uma turnê de 50 anos e um baterista com sérios problemas de saúde. O que fazer? Se o Nicko não consegue continuar, a banda precisa seguir.

Tanto que o próprio Nicko tem dado entrevistas recentemente demonstrando certo ressentimento. Segundo relatos, ele foi comunicado da saída e a banda já anunciou o substituto praticamente ao mesmo tempo, sem que ele próprio pudesse fazer o anúncio.

Sabe quem costuma agir assim? Grandes conglomerados financeiros. E é isso que o Iron Maiden é hoje, queira o fã aceitar ou não, fique bravo ou não. É assim que a engrenagem funciona.

O Iron Maiden segue sua turnê “Run For Your Lives” comemorando os 50 anos de carreira e a banda vem ao Brasil este ano para duas datas, em 25 e 27 de novembro com apresentações únicas em São Paulo como Alter Bridge como banda de abertura. Os ingressos para o dia 27 ainda estão disponíveis aqui.

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

One thought on “Regis Tadeu revela bastidores da saída de Nicko McBrain do Iron Maiden e diz que há “mais um para sair”

  • 18/02/2026 em 2:43 pm
    Permalink

    Acho que todo profissional deveria se aposentar cedo. Porque se aposentar tarde, muito trabalho gera stress, cansaço, pode originar alguma doença e saudades da família também soma com tudo isso. Não culpo quem tá numa certa idade e deseja se aposentar, acho que uma dica legal seria essas bandas veteranas diminuírem o ritmo e shows. Bandas como Iron Maiden, Metallica, Megadeth e outras sessentões deveria mesmo se preocupar com a saúde. Abraços!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *