Steven Wilson promete presente aos fãs de progressivo com seu próximo disco solo
O gênio contemporâneo da música, Steven Wilson já está se movimentando e está de volta ao rock progressivo.
Depois de passear por estilos diferentes em sua carreira solo e retornar com seus ex- companheiros de banda do Porcupine Tree em 2021 para lançar o majestoso “Closure/Continuation” em 22, ele revela já ter planos para um novo solo e com volta às suas origens.
Em entrevista ao Innerview, Wilson revela que lançará um novo álbum, que já foi batizado e se chama “The Harmony Codex” em 2023, que com certeza dará aos fãs de rock progressivo mais do que eles amam.
“Acho que as pessoas que gostam de Porcupine Tree vão adorar a direção deste novo álbum. É muito mais épico e intransigente. É mais complexo e imprevisível até certo ponto. Depois que as pessoas experimentarem a natureza mercurial deste álbum do Porcupine Tree, acho que vão olhar para o novo álbum solo e pensar muito nele.“
Wilson também acrescentou que o Harmony Codex fica em algum lugar entre os discos” Hand…” de 2015 e The Future Bites de 2017, embora não seja apenas uma mistura desses dois sons.
“Vai manter muito do vocabulário musical de The Future Bites , mas está voltando para um mundo mais conceitual, que é menos sobre canções pop concisas e mais sobre experimentação. Então, em termos mais simplistas, pode estar em algum lugar entre Hand. Cannot. Erase. e The Future Bites , mas não como nenhum desses discos.
Estou muito empolgado com isso. Digo isso toda vez que tenho um novo lote de músicas, mas há realmente algo único nessas músicas. Tenho a sensação de que pode ser um ótimo álbum. Acho que o novo álbum parece quase como o próximo passo de The Future Bites , que era muito simplificado e tinha uma sensibilidade pop muito forte. Então, eu me perguntei ‘O que vou fazer a seguir, considerando isso? Ok, vou pegar esses elementos, mas colocá-los dentro de algo mais ambicioso.’ Claro, tudo informa todo o resto. Então, eu tenho faixas que têm elementos de jazz espiritual, eletrônica, momentos de rock progressivo, manipulação de voz e processamento DSP moderno.”
O novo disco de Wilson ainda não tem uma data confirmada para seu lançamento.