8 Kalacas – “Fronteras” (2022)
Os californianos do 8 Kalacas são realmente uma coisa doida, no melhor sentido que se pode dizer isso a alguém. O som dos caras é uma mistura tão maluca quanto eles próprios, pautado no punk/hardcore, que do nada nos surpreende com trompetes no meio do barulho, e letras cantadas em espanhol.
Seu disco “Fronteras”, lançado pela Atomic Fire e no Brasil pela Shinigami Records, é ao mesmo tempo que pesado e agressivo, extremamente divertido, devido a sua loucura sonora.
As letras ácidas colocam dedo em temas sociais, abertos e escancarados principalmente nos últimos anos, e a faixa título abre a eufórica execução musical, que já faz pensar nos circle pits que os shows podem ocasionar. “Pudrete” vem na sequencia e não dá tempo de respirar, com um refrão forte e marcante, e na trinca de chegada, ainda surge “Mutante”, que é um barato só, com a mistura de ska/metal/punk.
“Garras” traz ares do que Max Cavalera construiu no Soulfly, não sei exatamente se por acaso ou algo diretamente escolhido, mas eis aí mais um bom momento, assim como, “Esquizofrenia” é outra que começa com um desfile de riffs e ágil, e mais a frente a faixa “Luz Y Fer” é uma tirada incrível com o nome do tio Lu, em uma faixa bastante divertida.
A segunda metade do disco perde um pouco do tom de surpresa por algumas faixas acabarem soando um pouco repetitivas, mas nada de grave que altere o bom resultado.
Sem saber onde encaixar a banda em um único lugar, o fato é que eis aqui um disco bem executado e que irá causar aos que sempre buscam por novidades e coisas diferentes, um bom momento de reprodução e audição.
NOTA: 7