Tony Iommi diz como foi compor pela primeira vez com Dio: “tudo diferente”
Em um entrevista com a Kerrang, o “riff god”, Tony Iommi, relatou como compor pela primeira vez junto de Ronnie James Dio. Ele comenta:
“Bem, digo, tudo foi bem diferente pra nós. Pois, obviamente, quando Ronnie entrou no meio o processo de composição mudou por causa do jeito diferente como ele abordava a música. E foi um período muito excitante para nós, meio que nos impulsionou. Foi um bocado desafiador, mas nós gostamos muito“.
Iommi ainda revela se Dio foi a primeira pessoa em quem pensou para ocupar a vaga deixada por Ozzy Osbourne. Ele diz:
“Para ser franco, as coisas estavam muito sombrias pra banda naqueles tempos, nada acontecia e Ozzy realmente não tinha mais interesse, ele estava passando por muitas coisas na época, fomos obrigados a nos separar dele. Não era algo que a gente queria, mas acabamos chegando nesse ponto. E eu havia conhecido Ronnie em uma festa provavelmente algumas semanas antes de tudo, e foi Sharon quem me apresentou ao Dio. Na verdade, conversei com ele sobre montarmos um projeto paralelo, nós dois, algo diferente do que a gente vinha fazendo. E ele topou
Daí, quando Ozzy se foi, a primeira pessoa que liguei foi Ronnie. Eu disse pros outros caras: ‘Por que não tentamos Ronnie pra ver o que vai dar?’. Nisso a gente morava em Los Angeles, então levamos Dio pra sala de ensaios de casa. Tínhamos uma ideia de riff, que era o de ‘Children of the Sea’ e Ronnie começou a cantar alguma coisa sobre ela, e eu pensei, ‘Isso foi ótimo!’ É uma abordagem totalmente diferente'(…) Ozzy era ótimo, mas Ronnie era completamente diferente. E a gente queria alguém diferente, não alguém parecido com Ozzy. Então este jeito diferente de Ronnie, junto às letras em abordagens diferentes, nos permitiram tentar coisas diferentes como nunca tínhamos feito antes, nos deu muito mais variedade, na realidade“.
Nesse tempo, o que vimos a frente foi o nascer de um clássico absoluto dessa junção magistral, o primeiro disco da fusão, “Heaven and Hell“.