William DuVall fala sobre processo de criação de “Black Gives Away…” e como desde cedo participa de composições do Alice in Chains
William DuVall fez a sua estreia nos estúdios com o Alice in Chains no disco “Black Gives Away to Blue“, de 2009, e ele diz que já naquela época, participava do processo criativo da banda.
Foi o que ele revelou em uma nova entrevista com “Whiplash” , o programa de rádio KLOS. Ele comenta:
“Acho que as incursões foram feitas bem cedo. Muitas das músicas que você ouve em ‘Black Gives Way To Blue‘, que é o primeiro álbum que fizemos juntos, começou em passagens de som e camarins nos bastidores e longas viagens de ônibus durante toda a turnê que fizemos em 2006 e a turnê que fizemos em 2007 com o Velvet Revolver. Então as ideias começaram aí. Jerry Cantrell talvez tocasse alguma coisa e dissesse, ‘Ah, sim, isso é legal’, ou eu estaria no backstage tocando algum riff e ele diria, ‘Sim.’ Então foi isso que nos deu o impulso para finalmente entrar no estúdio e lançar ‘Black Gives Way To Blue‘. Então, sim, eu diria bem cedo que a integração começou.”
William ainda falou sobre como as pessoas veem o estilo de composição do Alice in Chains:
“Essa é difícil, porque tudo isso é muito subjetivo ; muito alto grau de apreciação pela escrita, mas acho que as marcas de Alice In Chains sonoramente – obviamente, as harmonias e o uso da harmonia e o tipo de fusão de dissonantes com consoantes, tanto musical quanto vocalmente, e até liricamente, meio que misturando o ruim com o bom, o feio com o bonito, vejo muito apreço por isso. Infelizmente, há elementos da história que, podem se tornar sensacionalistas, e talvez seja a isso que você esteja se referindo onde, para algumas pessoas, alguns desses elementos mais sensacionalistas podem ofuscar a música. Mas, na maioria das vezes, acho que está bem no ponto. As pessoas estão curtindo, as pessoas estão pegando o que estamos fazendo e o que a banda sempre fez.”
DuVall Integra o Alice in Chains desde 2006, onde assumiu o posto deixado por Layne Staley e desde então, na lançou três discos de estúdio com o grupo.