A bizarra ideia de Layne Staley para o vídeo de “Man in the Box” e que foi negada
Um dos grandes clássicos do Alice in Chains e dos anos 90, é sem dúvida a música “Man in the Box“. Single do disco de estreia da banda, “Facelift”, a faixa é por diversas vezes o cartão de visita a quem é recém apresentado aos titãs de Seattle.
Seu vídeo, tão marcante quanto, traz a banda tocando em meio a uma fazenda, em tons sepia, e ao final, uma figura bizarra surge, um homem com os olhos costurados.
Contudo, a cena poderia ter sido ainda mais bizarra do que a que nos foi apresentada.
No livro, “Alice in Chains – A História Não Revelada“, um capítulo traz a formação da ideia por trás do vídeo, e Layne Staley enviou um a Paul Rachman, o seguinte fax com suas ideias para a gravação:
“Celeiro com goteiras na chuva.
Animais na fazenda
Bebê com olhos fechados costurados.”
Obviamente, o terceiro item fugia de padrões televisivos, e segundo o próprio Rachman, seria algo impossível de se conseguir, então ele sugeriu o homem que aparece na versão que conhecemos. Ele comenta em citação para o livro:
“Eu tive essa ideia que envolvia um renascimento. Pensei que havia um clima sinistro ao redor daquele celeiro, e havia os animais. Senti que…de repente, perto do final, uma figura da morte – um sujeito com um manto – podia passar por ali, e seria bem legal visivilmente. E essa poderia ser a pessoa com os olhos costurados. Ele tem que tomar conta dos animais, mas está cego“.
O homem que aparece nas gravações era vigia do estacionamento de um bar cujo proprietário era amigo de Rachman. Ele explica o porque da escolha:
“Esse cara tomava conta do estacionamento. Ele tinha um visual de Jesus Cristo, e eu já o tinha escalado para uns dois ou três trabalhos antes“
“Man in the Box” entou no Buzz da MTV, o que catapultou a banda ao estrelato. Uma semana após sua estreia, “Facelift” subiu da posição 166 nas paradas, para a 108ª posição, e um mês e meio depois, chegou a posição de número 42.