A lição de baixo que Gene Simmons deu a Geddy Lee

Por mais que um homem seja uma lenda, sempre há algo que se possa aprender. Foi isso que aconteceu a Geddy Lee, que ganhou uma aula de ninguém menos do que Gene Simmons.

Em conversa com Ultimate Guitar, o baixista do Kiss falou quando ensinou uma escala especial ao baixista do Rush:

Vou contar uma história reveladora. O Kiss derrotou o Rush em sua primeira turnê. Eles vieram nos apoiar, sabe, porque gostávamos do que faziam. E isso foi no período do ‘Working Man’, quando soavam como um Zepelin canadense, que ainda prefiro, em termos de som, mas obviamente, eles se saíram muito bem, e costumávamos sair com os caras e brincar com tudo.

Certa noite, no hotel ou em algum lugar nos bastidores, Geddy Lee e eu estávamos sentados, trocando licks, e eu disse: ‘Você quer fazer uma escala de blues? e ele disse: ‘Não sei o que você quer dizer.’ Pelo menos pelo que me lembro, Geddy não entendia o que era uma escala de blues ou o que significava ‘1,4,5’. Isso também vale a pena notar que quando você vai ‘1,4,5’ para um músico, isso significa algo , é uma relação de notas ou acordes. 

Então eu disse, ‘Bem, ok então, você atingiu um G, oitava ou baixo’, e ele disse, ‘Qual é esse?’ Geddy tocou puramente de ouvido. Agora, é claro, mais tarde, ele aprendeu quais eram as notas e coisas assim.

É a mesma coisa com The Edge. A razão pela qual você ouviu ‘jingle jangle jingle jangle’, esse tipo de coisa – isso se tornou o estilo do som da guitarra do U2 é quando The Edge começou a tocar guitarra em uma banda, ele não sabia tocar acordes. Ele apenas dedilhava várias notas, então, está tudo aberto para… A música é uma coisa interessante. Você não precisa ficar complexo com isso, apenas comece.”

Falando sobre a sua própria técnica, Gene disse:

Posso escrever músicas e tocar vários instrumentos, guitarra, baixo, teclado e algo assim e, embora entenda o básico, entendo que esse acorde de mão em uma guitarra é um, Lá menor ou Lá maior, eu entendo isso. Mas eu não sei ler ou escrever música. Tampouco Jimi Hendrix ou Lennon e McCartney ou qualquer um que esteja na música popular quase sem exceção. E da mesma forma, eu posso falar várias idiomas, embora não seja importante saber ler ou escrever.”

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *