Alirio Netto diz que banda conversou com Ricardo Confessori para “aliviar” suas opiniões tentando evitar o fim do Shaman
Em janeiro deste ano, o mundo do heavy metal brasileiro foi pego de surpresa com o anúncio do fim das atividades do Shaman, devido a um post do baterista Ricardo Confessori sobre política, onde ele acabou por agredir verbalmente um dos seguidores.
O vocalista Alirio Netto, conversou com o podcast Ibagenscast, onde ele relatou que antes do estopim, a banda já havia conversado com Ricardo para “aliviar” em suas opiniões públicas, afim de evitar o fim de tudo, o que acabou não acontecendo. Segundo transcrito pelo Whiplash, ele disse:
“Agora que acabou a banda, não faz sentido ficar falando sobre o morto. Acaba fedendo um pouco mais! Talvez rolasse uma nova gravação. Só que nosso amigo Cavalo de Tróia cagou a porra toda para todo mundo! [risos]. Eu fiquei chateado, mas não posso controlar o que as pessoas fazem. Quando estourou a banda, eu estava nos ensaios do Queen Extravaganza lidando com minha esposa grávida. Sofri, mas já mudei meu foco. Aquilo não ia me ajudar. Sou um cara que tenta buscar a solução.
Ali não tinha solução. Fiz um post porque não tinha mais como. Tenho total repúdio pelo o que aconteceu. Continuo com a mesma opinião. O mundo gira e temos que acompanhar. Várias vezes tentamos conversar com o Ricardo para ele aliviar. Não era legal gastar energia com isso. Antes de me mudar do Brasil, eu e minha esposa Lívia estávamos discutindo no WhatsApp às 2h da manhã sobre essas questões. Percebemos que as pessoas não vão mudar e só estávamos gastando energia. Sempre achamos que podemos influenciar os outros com nossas ideias, mas todos acham que estão certos. O todo é muito maior e a sociedade é assim”.
Alirio Netto gravou um unico disco com o Shaman, “Rescue”, de 2022. A banda fez o seu (possível) último show no festival Summer Breeze Brasil, onde se reuniu com membros do Angra e Viper para celebrar a carreira de Andre Matos.