Ashok critica Dani Filth por citar a mãe com câncer em último post sobre saídas do Cradle of Filth
O ex guitarrista do Cradle of Filth, Marek Ashok Smerda, criticou Dani Filth pelo seu último post sobre a sua saída e de sua esposa, Zoe Federoff da banda. Ele escreveu:
“Para Dan, após a última publicação,
Acredito que esta será a última declaração pública da minha parte e da parte da minha esposa, desde que também seja a última da sua parte. Sei que isso está cansando a todos — a mim também — mas as conversas privadas não resolveram nada durante meses. Entenda que tornar isso público foi o último recurso.
Eu sou, normalmente, a pessoa mais silenciosa, mesmo quando estou magoado, o que provavelmente explica por que levei 12 anos para dizer tudo isso de forma adequada.
Aqui estão minhas mãos — as mãos que usei para servi-lo por 12 anos, para escrever e tocar música para você. Eu lhe dei essas mãos.
Sua mãe sempre foi uma ótima pessoa para mim e desejo a ela cura. O coração dela sempre foi enorme, pelo que eu soube. No entanto, para mim soa baixo usá-la agora como desculpa, quando todos sabemos que ela está doente desde o ano passado. Todos estiveram ao seu lado e foram solidários, Dan. Todos nós damos muito amor e apoio a ela assim que você nos conta.
Perdi minha própria mãe em uma tragédia médica repentina e nunca sequer me despedi dela — não houve tempo. Ela nunca me viu no palco com o Cradle. Ela me assombra todos os dias. Mas a memória dela me diz para ser um homem melhor e tratar os outros melhor. Eu jamais a usaria como desculpa para ferir outras pessoas.
Mas, se você respeita as mães, então por que distorceu a nossa tragédia de aborto espontâneo em algo que não era verdade sobre minha esposa? Ela nunca bebeu durante a gravidez. No entanto, o médico dela disse que a falta de sono, a rotina irregular, a pressão constante da equipe de gestão ameaçando seu trabalho caso fizesse qualquer coisa que eles não aprovassem… tudo isso provavelmente contribuiu para que o corpo dela rejeitasse a gravidez. Ela apresenta sinais intensos do estresse que enfrenta. É verdade que não podemos colocar toda a culpa em você, mas assumir que ela estava bebendo durante a gravidez foi um golpe baixo, porque todos sabemos que há muito poucas coisas piores do que acusar uma mulher de matar o próprio filho.
Vi, muitas vezes, o restante da banda protestar ou discutir com você e com a gestão, mas apenas a Zoe era isolada para ser ridicularizada e punida. Mesmo agora, seus “fãs” a chamam de louca, mas posso garantir que todos os homens da banda já disseram as mesmas coisas que ela está dizendo. Eu também estou dizendo. Nunca houve o mesmo respeito pela minha esposa que havia pelas opiniões dos homens.
Você já teve meu respeito e minha lealdade total. Respeito que perdeu há algum tempo e lealdade que jogou fora não faz muito. Mesmo quando deixei de respeitá-lo, quando ficou óbvio que você não se importava conosco, eu permaneci leal. Até… você responder a um apelo sincero por uma chance melhor de vivermos com aquele contrato sórdido, que todo músico de sessão sabe que você enviou com instruções para ser assinado o mais rápido possível. Ninguém tem um contrato de merda apenas “deitado por aí” para ser enviado por engano.
Você não assumir responsabilidade, mesmo agora, pelas muitas formas como nos prejudicou, não é surpreendente, mas ainda assim é triste, Dan… porque, mesmo depois de anos sendo tratado como descartável, eu coloquei meu coração e minha alma nos álbuns para você… porque eu amo a música e amo a alegria dos fãs. É triste que você não tenha conseguido assumir a responsabilidade por esses problemas em particular, e agora eles se tornaram públicos, de modo que todos nós estamos presos em uma tempestade gigante. Isso é consequência de você não permitir que nada fosse resolvido em privado. Apenas ignorar, ignorar, ignorar tudo o que tentamos lhe dizer por muito tempo.
Eu gostaria de ver um homem quando olho para você, Dan, mas não vejo. Eu vejo desculpas.
Com o tempo, tudo virá à tona, pois não acredito que seremos os últimos a dizer algo — embora agora esteja claro por que outros 40 ex-integrantes nunca falaram muito. Para nós, foi um inferno nos manifestar. Mas não me arrependo.
Trate melhor meus irmãos que ainda estão na banda, se ainda restar alguma honra em você. Eles são pessoas incríveis e sempre terão o meu amor e apoio. Esse é todo o objetivo que temos.”
Zoe também fez um novo pronunciamento no Facebook após a última fala de Dani. Ela escreveu:
“Gostaríamos de emitir uma declaração em resposta à mais recente feita por Dani Filth. Consideramos isso um passo positivo.
Sabemos que sua mãe está enfrentando um câncer e desejamos o melhor para ela nessa batalha. Pelo que me lembro, fui uma das primeiras pessoas da banda a quem você contou. Venho rezando por ela desde então e condeno qualquer um que tente envolvê-la nisso.
Dito isso, não tornamos públicas questões pessoais relacionadas ao comportamento cotidiano de ninguém. Apoiamos fortemente qualquer jornada em busca da sobriedade. Nosso foco permanece nas questões de negócios e no ambiente profissional. Contestamos qualquer alegação de que o alcoolismo ou o consumo de álcool tenham levado à situação atual. Mantemos que foram meses tentando conversar com você, Dan, tentando fazê-lo compreender as dificuldades enfrentadas pelas pessoas que trabalham para você. Seu silêncio e a barreira que levantou se tornaram ensurdecedores.
Saímos porque cada indício que você nos deu passou a impressão de que não se importava e, pior ainda, de que permitiu que a gestão nos enganasse e mentisse para nós. A responsabilidade por essas coisas, no fim das contas, recai sobre você.
Estamos desapontados por você ter recorrido a questões pessoais e especulações sobre o nosso casamento, enquanto nós ainda não temos planos de partir para ataques pessoais contra você. Queremos o melhor para você e para sua nova família com Sofiya. Queremos que você se torne um líder melhor, Dan. Queremos que você administre a banda de forma melhor e trate as pessoas de maneira mais justa. Ninguém deseja o fim do Cradle of Filth como conceito artístico. É uma instituição de grande criatividade que traz alegria às pessoas. Nós — e outros também — queremos o fim dos maus negócios que prejudicam as pessoas.
Tentamos conversar com você por meses sobre tudo isso. Não precisava ter chegado a esse ponto. Cuide das pessoas que escrevem música para você e que sobem ao palco para tocar para você.
Provavelmente, e infelizmente, nosso próximo encontro será no tribunal. Mas nunca duvide, nem por um momento, que ainda consigo ver o ser humano em você e os lampejos de uma consciência.
Que a paz esteja com você.“
Foto: Gus Palma