Blackie Lawless admite uso de faixa pré gravadas em show

A polêmica do uso de faixas pré gravadas em show de rock/metal tem ganhado força a cada ano que passa, com mais e mais bandas fazendo uso do recurso.

Durante uma sessão de perguntas e respostas “VIP Experience” antes do show do WASP no último dia 26 na Flórida, o vocalista Blackie Lawless foi questionado sobre o suposto o uso de faixas de apoio durante o show do grupo durante uma sessão de perguntas e respostas. Ele admitiu que faz sim o uso do recurso:

“Para responder à sua pergunta, sim, estamos usando faixas de apoio. Quer saber por quê?

Quando vamos para um estúdio – e deixe-me esclarecer essa afirmação; sou eu cantando – mas quando vamos para um estúdio, fazemos refrões, dobramos, triplicamos, quadruplicamos os vocais. Então, meus sentimentos foram quando ouvi o YouTube ao vivo de nossas gravações e não estávamos fazendo isso, parecia escasso. Quando começamos a complementá-lo, parecia melhor.

Se eu sou um fã e estou indo para um show, quero que isso soe o melhor possível. Existem outras bandas – o Queen,  eles não podem duplicar 24 vocais ao mesmo tempo. Isso é o que eles fazem nesses discos. Se você quer que soe como esses discos, você tem que ter alguma ajuda.

Agora, em defesa, acho que talvez o que você esteja perguntando, é justo para uma banda sair e usar apenas isso? Não, isso não é justo.

Como eu disse, tenho muito orgulho do que faço, pelos vocais principais que faço, mas quando se trata de vocais ou quando se trata de orquestração…

Saímos e tocamos ‘ The Crimson Idol pela primeira vez sem orquestração .

Quando comemoramos o 20º aniversário da turnê, levamos a orquestra conosco e partimos para os ensaios de produção. E eu nunca tinha ouvido isso antes, porque a única vez que ouvi com orquestração foram os álbuns. E eu fui lá e fiquei no meio daquela sala e ouvi aquela orquestração com a banda ao vivo, e isso fez os cabelos da nuca se arrepiarem. E eu disse, ‘Meu Deus. Eu nunca ouvi isso assim antes.’ Para mim, isso foi um deleite. E eu não dou a mínima para o que alguém diz, se eu sou um fã, é isso que eu quero ouvir.

Então, novamente, se alguém está tentando enganar o público, não, eu não concordo com isso. Você está lá para fazer um trabalho; faça o seu trabalho. Mas para complementá-lo? Absolutamente não há problema. Eu quero ouvir isso.”

WASP foi criticado pelo suposto uso de faixas de apoio pelo grupo, incluindo os vocais principais de Blackie , por vários anos, comoMetal Sludge apontou em 2019 depois que Lawless e seus companheiros de banda se apresentaram no Helgeåfestivalen na Suécia.

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *