Clemente Nascimento detalha cirurgia pela qual passou e fala sobre atual estado de saúde

Em dezembro passado, Clemente Nascimento, guitarrista e vocalista das bandas Inocentes e Plebe Rude, sofreu uma dissecção da aorta, uma grave condição cardíaca e que o fez passar por uma cirurgia de emergência.

Em conversa com Gastão Moreira, Clemente relatou a situação que passou, pouco antes de começar um show do Plebe Rude. Ele fala sobre como tem sido sua atual rotina, após deixar o hospital depois de quase um mês internado, conforme transcrito pelo Confere Rock:

Agora eu tô bem, né? Tô em casa, me recuperando e tal, tomando um monte de remédio, acompanhando com cardiologista. Mas eu tava lá em Campo Grande, né? Entrei no camarim, tava eu e o André só, porque o Felipe Seabra e o Capute, o baterista, não tinham chegado ainda. O voo deles tinha sido cancelado, e o contratante arrumou um teco-teco pra levar eles. Tipo umas 10h30 da noite, pisei no camarim e senti uma dor no peito que eu nunca tinha sentido antes. Uma dor terrível.

Clemente então relata exatamente o que sentiu:



Cara, é como se tivesse rasgando aqui. Uma bola, um nó, rasgando tudo por dentro. E era exatamente isso mesmo. Como o show era grande, tinha ambulância lá. Fui até a ambulância e os caras falaram: “Acho melhor você ir pra UPA”. Fomos pra UPA de ambulância, eu e o Fernando, nosso produtor, o Fernando Correia. Chegando lá, fizeram eletro e falaram: “Mano, deve ser infarto”.

Clemente então fala sobre a correria que ele teve diante da situação para conseguir o atendimento necessário o quanto antes:

Foi uma suposição, né? Porque não era infarto. Eles me deram remédio pra quem tá tendo infarto, mas eu tava com uma dissecção da aorta. Só que não dá pra saber na hora, né? Infarto ainda é tratável. Dissecção da aorta, se você demora muito, é saco. É na hora. Rasga a aorta. Aí eles ficaram tentando me internar, o contratante, todo mundo… o Noel, produtor da Plebe e do Inocentes. Conseguiram uma vaga na Santa Casa de Campo Grande. Lá fizeram a tomografia e identificaram. Falaram: “Mano, é dissecção da aorta. Mesa de cirurgia já”.

Clemente então fala sobre a gravidade do problema e do pós operatório:

A equipe de lá, mano, muito boa. O cara que me operou, o Rauni Panichi, é top, assim, salvador. Ele me salvou. Ele ligou pra minha filha e falou: “Olha, 90% não chega nem na mesa de cirurgia, e 90% não sai da mesa de cirurgia. Aí fui, né? Acordei já na UTI, todo zoado. Fiquei 21 dias na UTI. Tive pancreatite, tive um monte de coisa, barriga estendida, um monte de problema. Depois desses 21 dias, fui pra enfermaria. Fiquei mais duas semanas lá, desinchando.

Clemente explica então que o problema é derivado da pressão alta, que rompe a aorta e sangue se espalha por dentro do corpo, causando problemas graves e que podem levar a morte. Felizmente, o quadro foi revertido com a complicada cirurgia pela qual o músico passou:

Fiquei com um corte aqui e um na perna, porque são dois tipos de dissecção, A e B. Quando você trata a A, você acaba gerando a B. O médico coloca uma prótese, um caninho. Ontem o cardiologista me mostrou: “Você tá com isso aqui dentro de você”. Um caninho que substitui a aorta. Eu falei: “Então tô com um negócio de plástico dentro de mim?”.

Por fim, Clemente fala que sua rotina tem começado a voltar a normaldiade. Ele diz que já está voltando à música:

Já tô voltando. Minha voz foi pro saco porque tive que colocar uma sonda no nariz. Agora tô fazendo exercícios, já tô tocando, pretendo começar a ensaiar e voltar.Fui ao cardiologista ontem. Ele falou: “Já pode tocar. Vai ter show da Plebe no Rio”. Eu vou tocar algumas músicas inteiras, outras eu só toco, não canto, pra dar aquela descansada. Agora vou fazer tomografia pra acompanhar a voz.

Tô morando no bairro do Limão de novo. Voltei pro bairro onde sempre morei. Tô com meus filhos aqui. Tá tudo indo bem. Precisa tocar, pagar as contas. Sem sequelas, graças a Deus. E sem dívida. Foi tudo pelo SUS. E tem gente que reclama, né, velho? Se fosse nos Estados Unidos…

Aqui no bairro vou ao mercado, já tô dirigindo. Ainda não tô saindo para rolê. Tô recebendo um monte de gente em casa. Daqui a pouco chega o Ariel.

A entrevista completa pode ser vista abaixo.


Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

One thought on “Clemente Nascimento detalha cirurgia pela qual passou e fala sobre atual estado de saúde

  • janeiro 31, 2026 em 4:37 pm
    Permalink

    Kbuloso, desejo melhoras!!!! Valeu!!!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *