Coletiva de imprensa David Ellefson – Guilherme Miranda – Dieth

TEXTO POR: DANI KIEDIS

No dia 17 de maio, o Dieth, nova banda do baixista David Ellefson (ex-Megadeth), concedeu uma coletiva de imprensa para divulgação de seu álbum intitulado “To Hell and Back“, que será lançado oficialmente dia 2 de junho pela Napalm Records, mas já conta com três singles disponíveis nas plataformas digitais.

Na coletiva, Ellefson e o guitarrista/vocalista brasileiro Guilherme Miranda (ex-ENTOMBED) responderam perguntas sobre a formação da banda, composição e produção do álbum, datas de shows, entre outros. Ao Confere Rock, Ellefson respondeu duas perguntas exclusivas.

Primeiramente, perguntamos como se deu o processo de composição propriamente dito, já que cada um estava em uma parte do mundo quando as primeiras conversas virtuais começaram – Guilherme já conhecia o baterista Michał Łysebjko (ex-DECAPITATED), que estava sem banda na ocasião, e enviou a ele um material que já tinha escrito há certo tempo, mas acabou não usando. Em busca de um baixista, chegaram a David Ellefson, que havia recém saído do Megadeth. De acordo com Ellefson,seria ‘loucura’ sair comprando passagens de avião antes de ter uma ideia de como seria o entrosamento musical deles, então, ainda remotamente, compuseram algumas faixas, sendo a primeira “In The Hall of the Hanging Serpents”, finalizada rapidamente a partir do material já enviado por Guilherme.”

Logo, “Heavy Is The Crown” e “Don’t Get Mad … Get Even!” (também já lançada como single) ficaram prontas e estava nítido que a parceria fluía muito bem – era hora de se reunirem pessoalmente. Ellefson aproveitou uma viagem para a Europa e se juntou ao restante do grupo na Polônia, onde finalizaram o disco.

Em seguida, perguntamos a Ellefson qual a sua disponibilidade para datas de turnê mundial com o Dieth, visto que nos últimos dois anos, o baixista anunciou sua participação em dois outros projetos (Ellefson-Soto e The Lucid), que também já possuem material lançado;

David diz que é “uma pessoa eclética e apesar de amar fazer música pesada, é natural querer fazer algo diferente depois de tanto tempo no nicho – no entanto, a atenção dele no momento está totalmente dedicada ao Dieth, pois nesse grupo ele encontrou uma conexão muito significativa: todos os integrantes passaram recentemente por eventos negativos e estão em sua fase de superação, e que ele ama poder transformar essas experiências em algo positivo através da música, e também o fato do projeto proporcionar interação com culturas tão diferentes, já que cada um é de uma nacionalidade.”

Guilherme também afirmou que, “embora não haja nada oficialmente confirmado, é bastante provável que venham para a América do Sul no ano que vem, e que seria ótimo poder fazer parte do line-up do Summer Breeze, que já tem ingressos à venda para os dias 26, 27 e 28 de abril de 2024, mas ainda irá anunciar as atrações.”

Outras curiosidades que os músicos revelaram na coletiva foram que a brasileira Prika Amaral (NERVOSA) também faz backing vocals em uma das faixas, e que o nome da banda foi escolhido por David após mergulhar na literatura inglesa antiga de William Shakespeare.

Nosso muito obrigado a Marcos Franke e a Shinigami Records pelo convite para a coletiva. 

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *