Como nasceu a icônica introdução de bateria de “Territorry” do Sepultura
Uma das introduções de bateria mais icônicas das história do heavy metal, sem dúvidas é “Territory” do Sepultura, que está no disco “Chaos A.D.“. Mas qual a história por trás desse clássico?
A idéia veio do produtor Andy Wallace, conforme relatou Max Cavalera em entrevista. Ele diz sobre o renomado produtor:
“Ele pegou o disco inteiro sob sua asa e o tornou seu, de certa forma. Ele disse: ‘OK. Vou te dizer o que vou fazer. Vou gravar, produzir e mixar, mas vocês têm que seguir o meu programa. Vamos para o País de Gales gravar no Rockfield Studios, depois vamos para Bath, na Inglaterra, mixar.’ A questão é que estávamos tranquilos com tudo isso. Foi legal. Foi novo. Foi emocionante e o Andy é uma lenda. Quem melhor para confiar do que alguém que já fez de tudo, de Rollins Band a Reign in Blood , do Slayer?’ Então, seguimos o exemplo dele e ele realmente nos ajudou a crescer.”
Sobre “Territory”, Max diz que a ideia da introdução com a bateria veio de Wallace. Originalmente, a música começaria com todos os membros da banda, mas Andy sugeriu que o baterista Iggor Cavalera tocasse batidas sincopadas ao longo da música, dando à música um toque mais tribal:
“Andy e Iggor deveriam receber royalties por aquela bateria no começo de ‘Territory’, porque ouvi muitas outras bandas fazendo isso depois. Até o Soundgarden fez aquele tipo de batida tribal em ‘Jesus Christ Pose’.”
Territory, Roots Blood Roots talvez sejam as músicas mais marcantes da banda!!!!! Muito bom, valeu!!!!