Cristina Scabbia do Lacuna Coil fala sobre uso de I.A na música

Foto: André Tedim

Cristina Scabbia, a vocalista do Lacuna Coil, falou sobre o uso de Inteligência Artificial na música, discussão que cada vez mais vem ganhando destaque entre músicos. Ela comenta:

“Ainda preciso saber mais sobre IA. Minha primeira impressão é que odeio profundamente. Acho que poderia ser interessante e útil de várias maneiras. Mas o que os humanos são capazes, nunca é 100 por cento bom. Então, eu sei que irá diminuir. Quero dizer, poderíamos usá-lo para explorar galáxias, poderíamos usá-lo para melhorar na medicina e na ciência, mas sei que muitas pessoas o usarão por maus motivos.

Falando em música, estou confiante de que a criatividade que um ser humano com emoções, com alma pode ter não será comparável, espero que nunca, à IA. Penso em músicas como – não sei – aquela do The Police, ‘De-do-do-do, de-da-da-da, é tudo que quero dizer para você.’ E a IA estaria coçando a testa, se houvesse, e diria, tipo, ‘O que é isso?’ Mas soa bem. É ritmicamente bom.

Há tantas coisas que você precisa reunir para escrever música, para transmitir emoção para outras pessoas, para transmitir emoção que, para a IA, é difícil trazer essa emoção porque ela não tem uma – ainda. Mas a minha opinião real é que quero continuar a escrever música sem IA durante muito tempo… Talvez possa ser útil. Esta é a minha primeira opinião porque não sei muito. Talvez não queira para saber tanto sobre IA, só quero mantê-lo assim.”

Cristina ainda falou sobre o próximo disco do Lacuna Coil e quais os planos para o lançamento:

 “Não posso contar muita coisa. Posso dizer que estamos progredindo muito rápido. Soncluímos, digamos, a demo. Ainda temos que gravar o resto das músicas, mas o faremos em breve — provavelmente depois da turnê,  e se tudo correr como projetado, antes do final do ano ele será lançado. E isso já é uma grande novidade, porque sempre dizemos: ‘Talvez não saibamos.’ … Eu absolutamente amo as músicas, faço parte do processo.” – disse ela em entrevista ao Sonoridades Inc.

 Sobre se o single “Never Dawn”, estará no próximo álbum, Cristina disse: “Acho que sim. Eu acho que vai ser, porque vai fazer sentido e também combina com as outras músicas – realmente combina com muitas outras músicas.”

O úlitmo disco lançado pelo Lacuna Coil foi “Black Anima”, de 2019.

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *