Daron Malakian diz que System of a Down foi recusado no começo por “não soar como Korn ou Limp Bizkit”

Daron Malakian, guitarrista e principal compositor do System of a Down, relembra que no início de sua trajetória era comum que gravadoras descartassem bandas que não soassem como Korn ou Limp Bizkit. Mesmo surgindo na mesma época em que o nu metal dominava festivais, ele sempre teve a clara sensação de que seu grupo não se encaixava nesse estilo — e nem queria se encaixar. Como colocou:

“Pode haver elementos em nossa forma de compor ou na maneira como o System of a Down soa que se misturem nessa categoria [nu metal], mas sempre tive muito respeito pelas bandas que faziam suas próprias coisas dentro desse movimento. Eu odeio rotular música; não acho que o System of a Down soe como Korn, nós só surgimos na mesma época.”

Ele recorda que surgiram em um momento difícil para o metal: após o auge nos anos 80, o movimento grunge havia assumido o controle e muitos fãs e bandas clássicas foram deixados de lado. Foi com eventos como o Ozzfest e artistas que mesclavam estilos que o metal voltou à tona — e bandas como System, Korn e Deftones foram fundamentais nesse renascimento. No entanto, muitas bandas surgidas em resposta acabaram se tornando uniformes, produzidas para seguir uma fórmula de sucesso comercial.

“Nós não fizemos isso — sobrevivemos porque tínhamos algo próprio. Arriscamos o que outras bandas não arriscaram, sem medo de experimentar e fazer cada álbum único, mantendo um estilo próprio. No começo, ninguém queria nos contratar, porque não soávamos como Korn ou Limp Bizkit , e éramos quatro armênios! Quer dizer, o que diabos é um armênio para alguém que mora no Kentucky?! Eles nem sabem o que são armênios! E parecíamos alienígenas para as pessoas, pela nossa presença de palco e pelo nosso visual na época. Serj [Tankian, vocalista do SOAD] é um tipo de frontman muito diferente e único. Eu sou o guitarrista que canta, grita e faz todas as loucuras. As pessoas não entenderam no começo, mas nós entendemos.”

Daron Malakian recentemente lançou o terceiro disco do seu projeto Scars on Brodway.

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *