Daron Malakian diz que ver o KISS pela primeira vez “o assustou de verdade

Em uma conversa no podcast Tetragrammaton com o produtor Rick Rubin, o guitarrista, vocalista e compositor Daron Malakian, membro fundador do System of a Down, relembrou sua primeira experiência visual com a banda KISS, uma lembrança que ele descreveu como assustadora, mas irresistível.

Malakian contou que tinha apenas três ou quatro anos de idade quando viu KISS pela primeira vez e que a imagem exagerada da banda — com o personagem The Demon de Gene Simmons, cuspidor de fogo e maquiagem teatral — “o assustou pra caramba”:

 “A imagem de Gene Simmons como The Demon, cuspindo fogo, o sangue, era enorme para as crianças que cresceram com isso e depois começaram bandas. Foi enorme para mim. Quer dizer, eu tinha três ou quatro anos quando vi o KISS pela primeira vez . Me assustou pra caramba, mas eu fiquei obcecado. Não conseguia parar de olhar. Eu nunca tinha ouvido uma música sequer até então. Só a imagem, só de vê-los me chamou a atenção. Talvez a música do KISS não fosse tão pesada quanto a do Black Sabbath, mas o Black Sabbath não se parecia com o KISS .”


Como essa experiência moldou sua visão artística

Ao refletir sobre as influências que ajudaram a formar sua identidade musical, Malakian mencionou que, ainda criança, ele se fascinou por bandas que evocavam imagens intensas e provocativas, mesmo que muitas vezes fossem alvo de acusações de “satanismo” ou temas sombrios nos anos 1980 — algo que, na sua cabeça infantil, tornava tudo ainda mais “perigoso” e fascinante:

“As pessoas começaram a acusar essas bandas de serem adoradoras do diabo, o que também era algo que me atraía quando eu tinha cinco anos. Mas tenho certeza de que, para crianças de 10, 11, 12, 13, 14 anos, sei lá, isso também era algo perigoso… E você ficava tipo, ‘Será? Será que eram mesmo?’ Tipo o KISS, o Demônio. Será que esse cara realmente vive assim? Será que essa é mesmo a vida dele? Será que ele anda pelas ruas desse jeito? Não tínhamos internet naquela época. Não tínhamos redes sociais onde todo mundo vê a vida da pessoa e o que ela é fora dos palcos. E na minha cabeça, 
o Ozzy era tipo, ‘Nossa, cara.'” Esse cara nem era deste planeta. Eu imaginava como eles eram. Essa pessoa é mesmo assim o tempo todo? Eu nunca tinha pensado, tipo, ‘Ah, eles não são assim’. Eu era muito jovem, então na minha cabeça eles eram um desenho animado. Eu ainda assistia desenhos animados nessa época da minha vida.”

Ele falou também sobre como essa mistura de visuais fortes e música pesada continuou a influenciar sua forma de compor, tocar guitarra e encarar o palco ao longo de sua carreira com o System of a Down e em seu projeto Daron Malakian and Scars on Broadway:

 “Eu levava minha mãe à loja de discos, e as bandas começaram a tocar coisas satânicas, e o Iron Maiden tinha o Eddie , o mascote. Eram sempre essas capas de álbuns malignas… Mas eu sempre quis comprar esses álbuns, só que sabia que se eu os levasse para minha mãe, ela não os compraria para mim. Então eu tentava ir por um caminho mais seguro, tipo, ‘Pyromania’ do Def Leppard, que não tinha isso na capa. Tinha um prédio em chamas. Mas eu tinha um jeito de conseguir esses álbuns através de um primo mais velho ou algo assim. Eles gravavam em fita cassete sem a capa do álbum. Então eu ainda consigo ouvir, tipo, ‘Holy Diver’ do DIO , porque a capa desse álbum é tipo, o diabo prendendo um padre acorrentado.”


Influência de KISS e das bandas clássicas

A declaração de Malakian reforça uma ideia compartilhada por muitos músicos: que a estética e a performance visual de bandas como KISS desempenharam um papel fundamental para fãs jovens nos anos 70 e 80 — não só pela música em si, mas pela forma como se apresentavam ao público, algo que contribuiu para inspirar gerações de artistas no rock e no metal.


Sobre Daron Malakian

Daron Malakian (nascido em 1975, em Los Angeles) é guitarrista, vocalista e compositor do System of a Down, banda formada no início dos anos 90 que se tornou um dos nomes mais influentes do metal alternativo. Além de seu trabalho com o System, ele lidera seu projeto solo Daron Malakian and Scars on Broadway.

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *