Dave Grohl revela quem foi sua primeira influência na guitarra

Dave Grohl contou quem foi para ele, a sua primeira grande influência na guitarra. Em uma roda de conversa junto com Pat Smear e Chris Shifflet, ele diz:

“Para mim, era apenas um violão em casa, que minha mãe comprou para meu pai. Meu pai era um flautista com formação clássica, e minha mãe comprou para ele um violão clássico de cordas de náilon, que eu acho que ele nunca tocou, mas ficava no canto da sala, como um móvel. E quando eu cheguei nele — eu tinha talvez oito ou nove anos — talvez tivesse duas ou três cordas. Mas eu o peguei e toquei ‘Smoke on the Water’, ou algo assim. Eu só sabia onde colocar minhas mãos nos trastes e coisas assim. E então, eu fiquei tipo, ‘Uau, isso é legal.'”

Grohl falou sobre como os primeiro passos no instrumento se deram com os Beatles, mas que sua percepção do instrumento mudou radicalmente quando ele se deparou com o Kiss e Ace Frehley. O assunto surgiu quando Shiflett perguntou a ele sobre suas “influências primárias na guitarra”, ao que Dave disse:

“Eu realmente gostava de Ace Frehley. Eu tinha um livro de acordes dos Beatles, e era lá que eu ia tocar acordes e essas coisas. Eu nunca vi uma filmagem dos Beatles tocando quando eu tinha oito ou nove anos, mas eu tinha pôsteres do Kiss … Eu só achava Ace muito maneiro; eu amava o jeito que ele ficava de pé, e eu amava sua Les Paul. Ele foi meio que meu primeiro, tipo, ‘Se eu pudesse ser um guitarrista e parecer com ele sem todos os saltos e as maquiagens e merdas…’ — como o Ace Frehley atual, o que eu acho que tenho.”

Dave falou sobre o primeiro instrumento que teve. Ele diz:

“Minha mãe me comprou um Silvertone, tipo um antigo com o amplificador, o case, tudo. Foi legal, mas eu descobri sobre um pedal de distorção, certo? Não sei como, mas acho que foi na loja de música, e eu vi um, e eu disse para minha mãe, ‘Meu Deus, mãe, eu posso comprar por 30 pratas?’ Era um MXR Distortion +. E eu fiquei tipo, ‘Oh, isso vai fazer soar muito melhor.’ E ela disse, ‘Oh, ótimo.’ E nós compramos e levamos para casa. E eu fiquei tipo, toca guitarra distorcida, e minha mãe disse, ‘Eu pensei que você tinha dito que ia fazer soar bem!'”

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *