Dennis Stratton diz que Iron Maiden não é heavy metal
Dennis Stratton, ex guitarrista do Iron Maiden, conversou com o ‘The Metal Voice‘, onde ele falou sobre as aspirações da banda anteriormente, e disse que não se tratava de uma banda de heavy metal, mas sim algo mais voltado ao hard rock. Ele comenta sobre compor harmonias de três partes:
“Faz parte da minha vida antes do Maiden e também há mais de 40 anos. E eu ainda adoro ouvir todos os grandes refrões e todos os grandes hinos da harmonia de três partes, aos quais muitas bandas estão voltando agora e usando-os nos refrões. Então, estou feliz.”
Eu sei que muitas pessoas, fãs do Maiden, criticariam porque não é heavy metal. Não sei. O Whitesnake já foi heavy metal? Bad Company era heavy metal? O ÛFO era heavy metal? Você sabe, eles são hard rock.”
Com o UFO, algumas de suas músicas soavam como canções pop de seus primeiros dias. Então, eu não classifico como heavy metal. Mas fazemos o que amamos com os vocais, as guitarras harmoniosas e os ótimos vocais. É por isso que você precisa de um bom vocal principal para superar os refrões de harmonia de três partes. Mas é muito mais fácil escrever músicas para Lionheart ou Praying Mantis quando você está nesse estilo musical.”
Ao Sonic Perspectives, Dennis havia dito que o seu estilo moldou o som do Maiden:
“Dave Murray sentou-se comigo e conversamos sobre algumas coisas. Fiquei sozinho para deixar minha marca nas primeiras músicas do ‘Soundhouse Tapes’ antes da gravação do primeiro álbum. Então basicamente tive liberdade para colocar as harmonias onde eu achasse que isso tornaria as músicas mais interessantes ou maiores, mais amplas. Então foi isso que eu fiz. E pareceu funcionar.”
Stratton também falou sobre como suas partes harmoniosas de guitarra se tornaram uma parte importante do som do grupo nos últimos anos:
“Estou muito orgulhoso de poder dizer que fui eu quem levou esse estilo de tocar para o Maiden, e eles o mantiveram. Como eu fiz toda a pré-produção de ‘Killers’, vocês vão notar quando Adrian Smith entrou, vocês vão ouvir muito do meu estilo de tocar nas harmonias que Adrian tinha que fazer. aprender.”