Eddie, mascote do Iron Maiden e sua origem
O mascote do Iron Maiden, Eddie, está completando 40 anos de existência e ao longo das suas quatro décadas, ele já ganhou diversos formatos e formas diferentes. Algumas icônicas, outras controversas e outras que deram erradas (o CGI de PS1 em Dance of Death). Mas qual a origem do monstrengo?
Uma artigo publicado pela Loudwire, faz um apanhado das aparições e primórdios do bichão junto a Donzela.
Sobre a origem do nome:
O nome surgiu de uma piada popular britânica sobre um bebê nascido com apenas uma cabeça e uma promessa feita por um médico de fornecer-lhe um corpo assim que ele completasse 5 anos. Apelidado de Eddie, o ‘Ead, descansando no manto, o pai faz um anúncio especial de aniversário sobre uma surpresa para Eddie, que espera que não seja outro chapéu.
Quando ele apareceu pela primeira vez?
Antes de Paul Di’Anno assumir os vocais do Iron, presente nos dois primeiros álbuns, Dennis Wilcock ocupou o cargo de 1976 a 1978. Steve Harris disse no documentário Early Days da banda:
“Bem no início, tínhamos uma máscara do tipo Kabuki. Depois que Dennis saiu da banda, ainda pudemos incorporar as cápsulas de sangue pela boca dessa máscara. Tínhamos uma bomba de peixe que bombeava o sangue e costumava passar por cima da cabeça do baterista e coisas assim. Eu lembro que Doug Sampson estava reclamando porque ele tinha cabelo loiro, então ele não queria tudo no cabelo e passaria por cima de sua cabeça”
Depois de ganhar mais dinheiro fazendo shows, o Iron Maiden investiu de volta na banda e colocou a máscara em um logotipo retangular contornado por lâmpadas brancas e bombeou fumaça vermelha pela boca ao tocar a música “Iron Maiden”.
Quando ele estampou pela primeira vez uma capa?
Eddie aparece pela primeira vez como uma figura com rosto de sombra no single “Running Free” do Iron Maiden e foi colocado à vista pela primeira vez pelo artista visual Derek Riggs, que moldou Eddie como um roqueiro punk no álbum de estreia autointitulado da banda em 1980. A pedido da banda, Riggs adicionou mais cabelo à obra de arte original para se adequar mais ao estilo e imagem do Maiden.
Quem foram alguns dos que desenharam Eddie?
Após o lançamento de No Prayer for the Dying , de 1990, o Iron Maiden se ramificou além de Riggs e trabalhou com vários artistas visuais e animadores ao longo dos anos, cada um dos quais colocou sua própria marca no reverenciado mascote.
Melvyn Grant, Mark Wilkinson, Hugh Syme, Tom Adams, Bob Cesca, Dave Patchett (não creditado em Dance of Death ) e Tim Bradstreet contribuíram para a aparência sempre em mudança de Eddie.
Abaixo, algumas das icônicas aparições de Eddie.