Eddie Vedder e Mike McCready refletem sobre os ataques Kurt Cobain ao Pearl Jam
Quem viveu a era de ouro do grunge durante a década de 1990, ou mesmo quem resgatou um pouco dessa história, sabe que houve uma certa rivalidade entre dois dos seus maiores exemplares, o Nirvana e o Pearl Jam. Mais precisamente de ataques feitos por Kurt Cobain a banda de Eddie Vedder.
Um artigo publicado pelo Irish Times , o jornalista Ed Power pondera sobre as duras falas de Cobain ao PJ, e traz o próprio Eddie refletindo sobre o que aconteceu naquele período de suas vidas. Ele diz:
“As críticas que recebemos de Kurt – ele também as recebia de outras pessoas. Do lado punk das coisas. Foi uma época engraçada”
Mike McCready também comenta o assunto, dizendo:
“Kurt disse algumas coisas sobre nós que foram uma verdadeira chatice. Por causa disso, havia uma coisa percebida entre nós e o Nirvana. Nós realmente não o conhecíamos. Achei que o Nirvana era uma boa banda. Nossa resposta às críticas deles foi: ‘Cara, por que você está sendo tão idiota? Por que você diria isso?'”
Segundo ainda o artigo, a antipatia de Kurt pelo Pearl Jam pode ter sido não necessariamente um sentimento totalmente seu, mas sim, uma forma de tentar impressionar um de seus maiores ídolos, Mark Arm, do Mudhoney, que fez parte do Green River, espécie de embrião que deu origem futuramente ao PJ. O líder do Nirvana por sua vez, rotulava o grupo contemporâneo dizendo ter “fortes sentimentos em relação ao Pearl Jam ” e os classificou como “fantoches corporativos que estão apenas tentando entrar no movimento alternativo”.