Einar Solberg do Leprous leva luxo e emoção em noite de requinte na capital mineira encerrando tour solo no Brasil

Texto e Foto: Paty Sigiliano
Conhecido como frontman e compositor principal da banda norueguesa de metal progressivo Leprous, uma das mais proeminentes e marcantes da atualidade, Einar Solberg conquistou os fãs desse gênero musical com sua voz única e talento multi-instrumentista.
Em seu projeto solo, ele explora diversos territórios musicais, mergulhando em atmosferas mais íntimas e experimentais. Lançou seu primeiro álbum solo, “16“, em junho de 2023, seguido pelo mais recente, “The Congregation Acoustic“, em fevereiro deste ano, evidenciando sua versatilidade e profundidade artística.
A turnê, que já passou por Curitiba (16/05) e São Paulo (17/05), encerrou-se neste sábado (18/05) na cidade de Belo Horizonte, incluindo no repertório sucessos do Leprous, agora em uma roupagem acústica única. Isso proporcionou uma experiência musical envolvente e um show mais intimista, que contou com a presença na plateia de Paulo Xisto, baixsta do Sepultura.
Confesso que estava um pouco receosa em relação à falta de uma banda, mas Einar, com sua capacidade vocal impressionante e apenas um piano, foi capaz de cativar e emocionar do início ao fim ao bom público presente em diversos momentos.
O músico compartilhou algumas reflexões e momentos de sua vida, alguns muito tristes, como o da perda precoce de seu pai, que cometeu suicídio quando Einar tinha apenas 19 anos, e em seguida emendou com a profunda “The Last Milestone” do álbum “Malina”, emocionando a muitos ali presentes. A faixa, que, originalmente, foi gravada apenas com a voz potente de Einar Solberg e com as melancólicas cordas de Raphael Weinroth-Browne,  ficou igualmente belíssima na versão apenas para o piano.
Apesar de todas as dificuldades no decorrer de sua vida, o músico disse que aprendeu muito sobre a arte da paciência e sempre manteve o pensamento positivo, acreditando que as coisas aconteceriam na hora certa. A apresentação  ainda contou com uma versão  de “Who Wants to Live Forever” do Queen e, “Earth Song”, do sendo o próprio anfitrião da noite, do “king of pop, Michael Jackson“,  para os fãs de carteirinha do Leprous, Einar se despediu do público  com canção  “From The Flame”.
Einar Solberg trouxe a capital mineira luxo, requinte e literalmente maestria, além de um pacote grande de emoção e deixou os presentes em glórias em um sábado grandioso.

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *