Ektomorf: 19 anos de “Outcast”

Há 19 anos, em 27 de outubro de 2006, o Ektomorf lançava “Outcast“, o sexto álbum da banda húngara de Groove Metal, que é tema do nosso bate-papo desta segunda-feira. 

O álbum marca a despedida da banda que tinha contrato com a gigante Nuclear Blast, e pela qual havia lançado os outros dois álbuns anteriores, “Destroy” e “Instinct“. A banda estava com uma formação estável e já estava bastante conhecida fora da Hungria, tendo tocado antes em grandes festivais como o Wacken Open Air e o With Full Force. 

A banda entrou em estúdio acompanhada do produtor Tue Madsen, com quem a parceria segue ativa até os dias atuais. O álbum conta com três faixas bônus que foram originalmente gravadas no álbum “Scream up to the Sky“, lançado em 2002, quando a banda ainda cantava em húngaro. 

Zoltán Farkas é de origem cigana e por conta disso, ele e o restante da banda enfrentaram muitos preconceitos e isso acabou se refletindo nas letras. Muitas delas tratam de raiva, desconfiança e desafio, além de outros temas como a injustiça social. “Who Can I Trust (Prayer) fala sobre traição e decepção com as pessoas. 

Pouco antes do lançamento, a banda soltou as músicas “Outcast” e “I Choke“, como singles e já dava uma amostra do que os fãs deveriam aguardar do novo álbum. Eles iriam surpreender ainda mais, já que escolheram uma música que não tem nada a ver com o estilo que eles tocam para fazer cover e incluíram no álbum uma versão para “Fuel my Fire“, do The Prodigy

Álbum rolando, o Outcast nos entrega um baita play. Muito Groove Metal, fortemente influenciado pelo Sepultura da fase “Chaos A.D.” e “Roots“. O Ektomorf traz muito peso, riffs insanos e nosso aniversariante é uma viagem no Metal Moderno e extremo. Das doze faixas inéditas, podemos destacar a faixa-título, “I Choke“, “I’m Against“, “Leave me Alone“, “I Confront my Enemy” e “Hell is Here“. A duração aproximada do álbum é de 40 minutos. 

A aceitação ao álbum foi boa por parte da crítica especializada e “Outcast” é visto como o álbum mais relevante já lançado pelo Ektomorf. Tanto que até os dias de hoje, ainda é o play que tem mais músicas tocadas ao vivo nos shows da banda. “Outcast“, “I Choke” e “I’m Against” seguem sendo executadas. 

A banda seguiu crescendo em popularidade, e no ano de 2019, até desembarcou no Brasil para alguns shows. Hoje é dia de celebrar esse álbum que vai envelhecendo bem, obrigado. O Ektomorf lançou na última sexta-feira, “Heretic“, seu mais novo álbum. Longa vida ao maior nome do Heavy Metal do leste europeu. 

Outcast – Ektomorf 

Data de lançamento – 27/10/2006

Gravadora – Nuclear Blast 

 

Faixas

01 – Outcast 

02 – I Choke 

03 – Ambush in the Night

04 – I’m Against 

05 – We Rise 

06 – Red I 

07 – Who Can I Trust (Prayer)

08 – Leave Me Alone

09 – Fuel My Fire

10 – I Confront My Enemy

11 – Hell Is Here

12 – Chamunda

 

Bonus tracks

13 – Serial Man 

14 – Fire  

15 – You Leech 

 

Formação

Zoltán Farkas – guitarra/ vocal 

Csaba Farkas – baixo

József Szakács – bateria

Tamás Schrottner – guitarra

Flávio Farias

Fã de Rock desde a infância, cresceu escutando Rock nacional nos anos 1980, depois passou pelo Grunge e Punk Rock na adolescência até descobrir o Heavy Metal já na idade adulta e mergulhar de cabeça na invenção de Tony Iommi. Escreve para sites de Rock desde o ano de 2018 e desde então coleciona uma série de experiências inenarráveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *