Ex-baterista do As I Lay Dying alerta que Tim Lambesis precisa “procurar ajuda”
O ex-baterista Nick Pierce, que integrou o As I Lay Dying entre 2022 e 2024, falou abertamente pela primeira vez sobre sua decisão de deixar a banda e expressou duras críticas ao vocalista Tim Lambesis.
Em entrevista recente ao Metal Drummers United, Pierce explicou que, apesar de ele e os demais integrantes — incluindo Ken Susi e Ryan Neff — terem entrado no projeto com alguma consciência do passado conturbado de Lambesis, a experiência acabou não correspondendo às expectativas. Ele contou que todos esperavam que o frontman tivesse mudado e que a banda pudesse seguir de maneira saudável, mas que aquilo não aconteceu:
“Estávamos todos muito animados. Tínhamos uma noção dos problemas que enfrentaríamos com a história do passado do Tim e estávamos dispostos a dar a ele uma segunda chance — ou uma segunda e meia — ou como você quiser chamar. Não sabíamos o que tinha acontecido com o Jordan ou com o Josh, não houve nenhuma conversa sobre isso. Então, meio que entramos nessa às cegas, esperando o melhor e torcendo para que o Tim tivesse mudado, para melhor, e que percebesse que tinha perdido membros na banda depois de tudo o que passou na vida.”
“Ele desperdiçou a segunda chance”
Pierce afirmou que deu a Lambesis o que chamou de “segunda chance”, mas que o vocalista acabou por “completamente desperdiçá-la”. Ele reconheceu que todos erram e que muitas pessoas merecem oportunidades de recomeçar, mas destacou que, no caso de Lambesis, o comportamento continuou preocupante e repetitivo, o que acabou minando a confiança dentro da banda.
O baterista disse também que ainda deseja o melhor para Lambesis, mas que espera que ele procure ajuda profissional, pois acredita que isso seria necessário antes de qualquer retomada significativa de carreira ou colaboração saudável com colegas:
“Foi diferente, e correr esse risco e, sabe, envolver qualquer pessoa que sabíamos que estivesse envolvida na época, não tínhamos ideia, sabe? Tipo, eu sei que vou levar uma bronca por isso online, então tenho que fingir que sabíamos que o Tim tinha um passado. Não me entendam mal. Eu tenho outros amigos que erraram na vida e cometeram erros, certo? Todo mundo tem uma segunda chance. Nós demos essa segunda chance para o Tim. Essa foi a minha segunda chance para o Tim. Ele estragou tudo. Estragou completamente.”
Ele acrescenta:
“Eu queria que o Tim recebesse a ajuda que precisa, mas ele não está recebendo. Ele vai continuar no caminho dele. Espero que o resto da equipe dele não descubra como nós descobrimos. Desejo a ele toda a sorte do mundo, mas eu realmente queria que ele procurasse ajuda. Além disso, eu realmente não quero falar muito porque a internet e todo mundo já sabem o que aconteceu.”
Contexto da turbulência na banda
As I Lay Dying vive um momento de instabilidade desde que uma formação reformulada em 2022 começou a despencar: Nos últimos anos, vários membros deixaram o grupo, incluindo Pierce, Ken Susi, Ryan Neff e Phil Sgrosso, que chegaram a citar um ambiente “não saudável ou seguro” como motivo para sair.
Essa situação ocorre em meio a uma série de polêmicas que envolvem o vocalista — incluindo renovadas alegações e discussões públicas sobre seu passado pessoal e comportamentos recentes que voltaram a circular nas redes e na mídia, após entrevistas e disputas com sua ex-esposa, Dany Ciara, falou em nova entrevista, detalhes das alegações que fez contra Tim.
Repercussão e futuro do projeto
Apesar das turbulências e das saídas em massa, Tim Lambesis continua ativo com o As I Lay Dying, reformulando o elenco e promovendo novas atividades da banda em 2025. No entanto, a fala de Pierce adiciona mais uma camada de debate público sobre a liderança e o ambiente interno do grupo — e levanta novamente o tema da necessidade de apoio e reflexão sobre saúde mental e comportamento no meio artístico
