Festival Sick New World, uma verdadeira ode ao new metal! Veja galeria de fotos e um pouco do que rolou no festival

Neste sábado (13), Las Vegas recebeu um festival especial, pelo menos aqueles que foram jovens entre os anos 90 e começo dos 2000. Estamos falando de Sick New World, uma verdadeira ode ao new metal. O evento contou com grandes nomes do gênero, como o Korn, Coal Chamber, System of a Down, Evanescence, Soulfly, P.O.D, Deftones, Incubus, entre outros tantos.

O site mxdwn fez uma revisão geral do que rolou no festival, além de disponibilizar uma galeria de fotos do local. Veja abaixo as resenhas dos shows do Korn e System of a Down.

“Um dos dois headliners da noite, Korn, fez um trabalho estelar com seu set noturno. Ocasionalmente, usando uma parede de vídeo transparente que pode ser abaixada para ficar na frente deles, ou elevada no céu acima deles, a banda subiu ao palco com fogo feroz. O vocalista Jonathan Davis apareceu vestindo um agasalho roxo neon e cantou sua excelente música “ADIDAS”. Foi o primeiro de dois cortes de seu álbum clássico Life is Peachy como “Good God” veio pouco tempo depois. “Here to Stay” foi outra apresentação que exemplificou sua marca registrada de usar um crescendo para ser uma música excelente. Mais adiante no set, eles tiraram o pó de sua inesquecível faixa de início de carreira, “Blind”. “Coming Undone” apresentou um pequeno trecho da lendária “We Will Rock You” do Queen. “Got the Life” e sua ode para levantar o dedo do meio para a pressão das gravadoras para marcar um single de grande sucesso “Y’all Want a Single” manteve a energia até que Davis apareceu no palco ostentando um conjunto de gaitas de foles, anunciando apenas um coisa possível, do seu primeiro álbum chega “Shoots and Ladders”. É um pequeno truque, mas caramba, a banda consegue tanto sucesso naquele segmento com gaitas de foles. Ele cria os tons mais sinistros que a música compensa em peso. Aqui, eles até adicionaram um trecho da famosa música “One” do Metallica ao final. Eles terminaram apropriadamente com sua introdução sem palavras “Twist”, que levou ao final seu maior sucesso, “Freak on a Leash”. Um conjunto tão impressionante do Korn e que consolidou o quanto eles são uma atração principal digna de qualquer festival.”

“O System of a Down fechou a noite com o que só pode ser descrito como uma clínica de cair o queixo em songcraft. Serj Tankian, Daron Malakian, Shavo Odadjian e John Dolmayan tiveram sucesso contra todas as probabilidades em sua música. Vocais cantados de forma incomum? Mudanças bruscas de tempo? Letras gramaticalmente incorretas? Nada disso importa nem um pouco nas mãos do System of a Down. Este conjunto foi a exibição definitiva de como todo o trabalho que um artista pode reunir vale a pena colocar diretamente para tornar uma música o mais memorável e reproduzível possível. Quase nada mais importa. Pode ser tão estranho quanto qualquer coisa já ouvida, e enquanto tiver essa faísca, funcionará. Eles abriram com o início e fim frenético de “Prison Song”. Uma vocalização incomum seguiu em “IEAIAIO”, que só se tornou parte do poder crescente da música. As canções do início da carreira, “Soil” e “Darts”, trouxeram uma energia jubilosa. “BYOB”, uma canção de protesto antiguerra da era de George W. Bush, apresentava uma curva à esquerda após a outra, pulando tempos agilmente. “Needles” apresenta um refrão que literalmente diz “Puxe a tênia da sua bunda / Ei!”

“Deer Dance” destaca o trabalho de pratos sincopados de Dolmayan e os vocais exagerados de Tankian e um desafio triunfante na sequência da letra “Empurrando crianças pequenas / com suas automáticas / Eles gostam de empurrar os fracos”. “Bounce” apresenta Tankian gritando “Pogo pogo pogo pogo” e “Psycho” pega uma música sobre uma groupie viciada em drogas e de alguma forma através de um outro solo de Malakian se torna uma balada indutora de lágrimas. “Chop Suey!” entra para o deleite da multidão misturando a linha entre conversas retóricas recortadas e coladas com um final comovente que emite: “Por que você me abandonou?” repetidamente. “Lonely Day” se torna uma declaração poderosa, transcendendo a letra gramaticalmente incorreta “O dia mais solitário da minha vida”, por meio de sua entrega sincera e palavras finais sinistras, “É um dia em que estou feliz por ter sobrevivido, ”estranhamente comovente, considerando a pandemia de COVID-19 pela qual todos acabamos de passar. “Peephole” é tocada pela primeira vez desde 2013, ela mesma e excêntrica assume a teatralidade carnavalesca que Mr. Bungle tornou famosa em 1991. “Hypnotize” tem algumas falas simples sobre a importância do ativismo e uma abordagem ainda mais simples refrão de “Estou apenas sentado no meu carro e / esperando minha garota”, e consegue fazer uma música explosiva.

Nada disso deve funcionar. Mas tudo funciona de forma extremamente brilhante. A banda quebrou todas as regras do livro e o fez com maestria. Neste conjunto de 31 músicas imensamente brilhante, a banda demonstrou por que eles são um dos poucos gigantes da música rock desde 1999. O conjunto continuou adicionando música fascinante após música fascinante. E essa é realmente a chave, a razão pela qual tantas dezenas de milhares esgotariam um festival como o Sick New World com sete meses de antecedência é porque o SOAD tem a música. Tipo, uma merda, uma tonelada deles. Qualquer banda de rock que leva a sério o que está fazendo e quer ser um verdadeiro sucesso precisa destruir sua abordagem até suas fundações e examinar as inúmeras escolhas ousadas, mas bem-sucedidas, que essa banda faz toda vez que surge para rebater. Isso é realmente o que traz alegria às pessoas, a paixão.”

System of a Down Setlist
Prison Song
IEAIAIO
Soil
Mind (Intro only)
Darts
Soldier Side – Intro
BYOB
Genocidal Humanoidz
Needles
Deer Dance
Bounce
Suggestions
Psycho
Chop Suey!
Questão do dia solitário
!
Perdido em Hollywood
Rádio/Vídeo
Peephole
Dreaming (Apenas para o colapso do meio)
Hipnotize
ATWA
Forest
Protect the Land
Spiders
Aerials
DAM
Cigaro
Suite-Pee
Toxicity
Sugar

Outras fotos de bandas que passaram pelos palcos do evento.

Max Cavalera se apresentou como Soulfly

Lacey Sturm do Flyleaf

Cristina Scabbia a frente do Lacuna Coil

Amy Lee do Evanescence

Brandon Boyd do Incubus

Chino Moreno – Deftones

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

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