Floor Jansen critica a religião organizada: causa “os piores genocídios e as situações mais horríveis da história da humanidade”
Em entrevista recente ao site Brocarde, transcrita pelo Blabbermouth.net, a vocalista do Nightwish, Floor Jansen, nascida na Holanda e atualmente residente na Suécia com o marido, Hannes Van Dahl (baterista do Sabaton), abordou sua relação com a religião organizada — e criticou com veemência seu impacto histórico.
Ela explicou que, embora tenha sido exposta à fé desde criança, nunca foi uma fervorosa crente:
“Estava lá, mas acho que, desde o início, realmente comecei a me questionar… Havia tanta contradição. Por um lado, dizem que Deus é amor, e você entra na igreja, e a primeira coisa que vê é um homem morto pregado numa cruz que sofreu tremendamente. E se isso já não é horrível o suficiente, foi feito por causa dos seus pecados. Então você ainda tem que se sentir culpado por isso. Me desculpe — onde está esse amor? Aí eu tenho que comer o corpo dele, beber o sangue dele. Eu acho isso fucking disgusting — perdão meu francês.”
Ela continuou criticando a literalidade com que a fé às vezes é tratada:
“Acho que levei tudo ao pé da letra demais porque a história inteira por trás disso era tão distante da imagem daquele homem e dos pecados e do horror do inferno e da ameaça, a ameaça constante que você tem que acreditar, que quanto mais eu aprendi sobre religião, mais comecei a sentir, tipo, ok, estamos baseando certa sabedoria num livro escrito por alguém milhares de anos atrás, [com] interpretação após interpretação, algumas pessoas tomando completamente ao pé da letra, levando a todo tipo de problema.”
Então ela destaca o impacto negativo da religião organizada:
“Sem falar na religião organizada, que está justamente causando os piores genocídios e as situações mais horríveis da história da humanidade.”
Floor conclui declarando sua descrença na noção de amor como fundamento:
“Não existe amor. E se essa é a entidade superior, então acho que talvez seja um desejo humano de controlar,” acrescentou. “E isso não tem nada a ver com a conversa anterior, onde pode haver um poder que ainda não realmente entendemos. Mas eu realmente penso que, de forma geral, independente de você ser altamente sensível ou não, quer viva agora, quer em toda a história, temos a tendência de querer acreditar que há algo maior do que nós. E de onde isso vem, eu realmente não recebi uma resposta, mas eu realmente acredito que existe algo lá fora que simplesmente ainda não entendemos.”
Floor Jansen segue com shows de sua carreira solo, enquanto o Nightwish está em um hiato.

Hoje em dia a´te o amor tem disfarce em cima do dinheiro, é o que vejo atualmente. Muitas pessoas se casando porque o cara tem um carro na garagem e bom emprego, esse é o amor que reina. Na sociedade, política e religião meio que se misturam com o intuíto de expandir e possuir terras(Rússia-alguns países árabes também). No Brasil existe também a guerra que é maquiada e tratada como se fosse algo normal e tentam esconder na hora de pedir dinheiro para a manutenção da floresta Amazônica a algum pais extrangeiro. No desfile de 7 de setembro é mostrado todo o material bélico que faz até o Trump rir da nossa cara e que ao mesmo tempo não passa segurança que deveria nos dias atuais para as pessoas menos favorecidas e trabalhadores. Vida cruel que temos e que vivemos. Abraços.