Gene Simmons diz que Peter Criss não tem “nada a ver” com composição de “Beth”

Gene Simmons conversou com o Professor Of Rock, falou sobre a história por trás da balada do Kiss, “Beth“, e negou que o baterista original, Peter Criss, tenha algo a ver com sua composição.

O The Demon conta como foi a criação da música, dizendo:

 “A história de ‘Beth’ é a seguinte: Peter e eu estávamos em uma limusine, e Ace e Paul estavam em outra, e estávamos indo de Flint, Michigan, para uma cidadezinha chamada Cadillac, Michigan, que fica a algumas centenas de quilômetros de Detroit… Então, na limusine, Peter começou a cantarolar o início do que se tornaria ‘Beth’. Eu pensei: ‘O que é isso? Que melodia bonita. O que é isso?’ Ele respondeu: ‘Ah, é uma música que eu escrevi chamada ‘Beck’ .’ BECK. ‘E aí, como é mesmo?'” ‘Beck , eu te ouço chamando’, e assim por diante. E eu me lembro que na época, eu disse a ele, porque tínhamos começado a trabalhar com Bob Ezrin, ‘Por que você não toca aquela música? Aliás, quais são os acordes dela?’ Ele respondeu: ‘Não sei.’ ‘Ah.’ Achei isso peculiar. Então, Peter tinha uma gravação. Ele mostrou para Ezrin. Mas antes disso, eu sugeri no carro: “Por que você não muda para ‘Beth’? Porque quando você diz ‘ Beck ‘, aquela sílaba forte interrompe a melodia. ‘Beck, eu te ouço… Beck , eu te ouço…’ Tem um som de ‘ck’ ali que não soa suave. ‘Beth’ é muito mais suave. E ‘Beth ‘ é uma ideia muito mais romântica. Na verdade, a letra é muito inteligente. É sobre caras de uma banda ensaiando e a namorada fica enchendo o saco do cara: ‘Ei, quando você volta para casa?’ E ele responde: ‘Não volto tão cedo, porque eu e os caras vamos tocar a noite toda.’ Sabe, quase como se ele dissesse: ‘O que é mais importante? Sua banda ou eu?’ ‘Na verdade, sua vadia, é a banda. Você não vai mudar minha vida. Eles vão.'”

Qual a participação de Peter Criss em “Beth”?

Em seguida, Simmons dá uma longa explicação de qual seria a participação de Peter em “Beth“. Ele explica:

“Ok, crianças, agora que vocês cresceram, é hora da verdade. Uma declaração de fato: eu amo o Peter . Todos nós o amamos. Famílias são complexas. Não conheço nenhuma família que não discuta ou fique com raiva um do outro e que às vezes não se fale por décadas e depois volte a se reunir. Porque família é família. Peter sempre será da família. E, infelizmente, vimos Peter no funeral do Ace. E nós relembramos o passado em meio à tristeza e à dor — ‘lembra quando’ e tudo mais. Mas é hora da verdade.”

Gene Simmons então é categórico ao falar do ex parceiro de banda:

“O Peter não compõe músicas. Ele não toca nenhum instrumento musical. Bateria não é um instrumento musical, por definição. É um instrumento de percussão. Muito importante — às vezes extremamente importante em uma banda. Era para nós. Mas você não pode tocar uma virada de bateria que possa ser protegida por direitos autorais, mas você pode criar um riff que seja seu, uma melodia e uma letra. Esses podem ser protegidos por direitos autorais, mas nada que você faça na bateria impedirá que outra pessoa copie diretamente o que você fez e aplique em outra música. Ok, esse é o primeiro ponto. Segundo, até onde eu sei, o Peter não toca nenhum outro instrumento que eu já tenha visto. Nem teclados, nem seis instrumentos. O Peter tinha uma ótima voz rouca no início da carreira.”

“A pessoa que escreveu ‘Beth’ , ‘Baby Driver’ e mais um ou dois filmes foi um cara chamado Stan Penridge. Stan Penridge estava com Peter em um grupo chamado Chelsea . Eles tinham um disco lançado, na verdade, acho que foi pela MCA . Então, Peter não escreveu “Beth” . E ele também não escreveu “Baby Driver”. Stan Penridge escreveu essa. Mas por questões políticas e — fica a dica — e eu não estava presente quando a conversa aconteceu, Stan Penridge aparentemente concordou que o nome de Peter viria nos créditos de composição. Aparece primeiro — Peter Criss , Stan Penridge … Ou Peter Criss , Bob Ezrin , Stan Penridge , ou vice-versa. Mas o de Peter vem primeiro. Peter não teve nada a ver com essa música — nada. Ele a cantou. E para acabar com toda a mitologia, as fofocas e as mentiras descaradas, foi Bob Ezrin quem disse: “Quero fazer isso como ‘ Yesterday'”, mais como um quarteto de cordas e piano. Então, mais acústico, porque a melodia da música exigia isso.”Nunca tínhamos feito isso. Nunca pensamos que faríamos uma música assim, mas todos nós dissemos: ‘Claro.'”

Então, a mitologia de ‘Beth’ é exatamente isso: mitologia. A verdadeira história é que Peter teve a sorte de estar no mesmo lugar ao mesmo tempo que um cara que escreveu uma música chamada ‘Beth’ , e então Bob Ezrin , quando ouviu a música, voltou para casa antes que ela fosse gravada, e então Bob adicionou a seção intermediária do piano, que foi retirada legalmente, pois é de domínio público. Acredito que seja um concerto para piano de Mozart . E essa é a história por trás de ‘Beth’ .”

Paul Stanley também já havia negado envolvimento de Peter

Gene Simmons não é o primeiro membro do Kiss a desmetir a participação de Peter Criss na composição da balada. Paul Stanley em entrevista a  Rolling Stone em 2014 disse:

“Peter não consegue compor uma música porque não toca nenhum instrumento. Penridge sugeriu ‘Beth , eu te ouço chamando…’ Peter não teve nada a ver com isso. Porque se você compõe um sucesso, deveria ser capaz de compor dois. Essa é a realidade. Devastador? É a verdade. Foi uma tábua de salvação à qual Peter se agarrou para se validar, mas não se baseava na realidade.”

Na época da entrevista, o próprio Peter rebateu as acusações de Stanley:

“O Paul está falando um monte de merda. porque, como vocalista da banda, ele nunca conseguiu compor um sucesso. Esse é o problema dele. Eles odiaram o fato de eu ter escrito um hit e ganhado um People’s Choice .”

 
“Beth”, foi um grande sucesso do Kiss e detém o recorde de melhor posição nas paradas americanas, alcançando o 7º lugar na Billboard Hot 100 em 1976.

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

One thought on “Gene Simmons diz que Peter Criss não tem “nada a ver” com composição de “Beth”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *