Há 17 anos, Tarja Turunen era dispensada do Nightwish por uma carta

O Nightiwish era uma das grandes bandas nos anos 2000. Lançamento após lançamento, o grupo crescia sua popularidade mais e mais, e uma legião de fãs adoravam a vocalista Tarja Turunen.

Em 2005, foi lançado o cd e dvd ao vivo, “End Of An Era“. Naquele momento, ninguém sabia que o nome era um prelúdio. Aos que viram o dvd, perceberam uma espécie de “relutância” da banda no palco. Durante as duas horas do show, há pouquíssima, ou quase nenhuma interação entre os músicos e sua cantora. Pois bem, a verdade é que naquele momento, os bastidores do Nightwish eram um tanto conturbado e as duas partes já não se acertavam em diversos pontos, mas isso não foi explanado para o público, principalmente por ser um período onde a internet ainda não era algo tão popular.

Em 21 de outubro de 2005, foi oficialmente anunciada a demissão de Tarja Turunen do Nightwish. A notícia caiu como uma bomba na cabeça de seus fãs, era o mundo desabando. E o pior veio a sequência, a cantora, teria sido demitida através de uma carta escrita por Tuomas Holopainen. Tarja comentou sobre a carta na sequência:

Minha reação de imediato (após o show do dvd) foi agradecer a todos, o que fiz ruidosamente sem obter nenhum retorno. Logo após, me deram uma carta e pediram para lê-la no dia seguinte. A mesma carta que se tornou pública.

Li e fiquei chocada.

Não soube o que dizer e no instante em que escrevo estas linhas ainda não sei. Senti uma mágoa muito grande naquela carta e continuo não entendendo direito, mas não quero retrucar esta mágoa com uma mágoa ainda maior. Assuntos privados nunca deveriam ir à público.

Sei que o momento que passamos é muito triste para todos, inclusive para eles (N.do editor: os outros integrantes da banda).

Apesar de haver inúmeras maneiras de expressar o que eles queriam me dizer com a carta, continuo sem entender por qual motivo decidiram fazer desta forma. Peço desculpas se eles não me compreenderam. Não me reconheço perante a descrição que fizeram de mim.

Disseram coisas sobre minha pessoa, mas o fato é que envolveram Marcelo, meu marido, (portanto) passaram dos limites. Ele é o homem que eu amo, meu amigo e têm sido meu grande companheiro nos últimos anos.

Fomos parceiros de banda por nove anos, tivemos bons e não tão bons momentos. Achava que os conhecia, mas estava enganada. Mesmo assim, o que aconteceu não faz com que sejam diabólicos aos meus olhos.”

O próprio Tuomas comentou a saída em entrevistas da época, e disse:

Queríamos dar a carta pessoalmente a ela, então ela não precisaria ler as notícias pela internet. Ela queria ir para a Argentina no dia após o show. Mas depois de nossa performance nós não queríamos tirar essa última noite e a felicidade dela – e nós ainda teríamos nossa comemoração. Então nós demos a carta, abraçamos ela e dissemos: “É melhor você ler amanhã”. Existem muitas razões e eu não quero explicar em detalhes porque nós tivemos que resolver dessa forma. Não existia nenhuma possibilidade de nós conversarmos sobre isso com ela. Era a única forma. Tudo que eu tenho a dizer a vocês é: acreditem em mim.”

O motivo para a demissão de Tarja nunca ficaram realmente esclarecidos por nenhuma das partes, mas ao que pôde ser averiguado, o marido da cantora e então seu empresário, Marcelo Cabuli, teria sido a principal causa. O tecladista havia dito que a banda “não se trata de dinheiro“, e  empresário teria focado somente nesta parte e teria sido descrito como um “enganador e desonesto”, e que já pretendia que a esposa seguisse uma carreira solo em paralelo ao Nightwish, o que não teria agradado nada os demais membros.

O fato é que anos depois, muitos ainda não superaram a perda e deixaram de acompanhar a banda, que seguiu com Anette Olzen nos vocais, posteriormente, também demitida e substituída por Floor Jansen, dona do posto até dias atuais. Nem Tarja acabou não conseguindo alavancar de forma expressiva sua carreira, que ainda tem resquícios de seus período do grupo.

Esta foi com certeza uma das separações mais traumáticas do heavy metal.

*Participe do grupo do WhatsApp e receba notícias no celular 

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *