Hermeto Pascoal tem aposentadoria suspensa pelo INSS e relata caso

O músico Hermeto Pascoal relatou em suas redes sociais que teve o seu benefício do INSS suspenso, devido a burocracias. Em suas redes sociais ele explicou o caso:

Hermeto Pascoal, 88 anos, um dos maiores nomes da música brasileira, está com sua aposentadoria por idade bloqueada pelo INSS.

O benefício foi suspenso inicialmente por falta de prova de vida presencial exigida em Curitiba, cidade onde ele não mora há mais de 10 anos. Depois de um longo processo, essa pendência foi finalmente resolvida.
Agora, o benefício segue bloqueado por um novo motivo: “37 – Suspenso por não saque”. Isso ocorre quando o pagamento não é retirado dentro do prazo, e o INSS estorna o valor e interrompe os depósitos. A reativação exige uma nova solicitação, que já foi feita — mas até agora, nada foi resolvido.

Todas as etapas dependem de aplicativo ou telefone, canais que são difíceis de acessar, especialmente para idosos nessa faixa etária.
Casos semelhantes vêm se acumulando. Fernanda Montenegro, por exemplo, teve sua aposentadoria suspensa por ser considerada “morta” no sistema. Martinho da Vila também teve o benefício interrompido. O problema é grave, afeta milhares de pessoas e não pode ser tratado com normalidade.

A aposentadoria é um direito. O Estatuto do Idoso garante prioridade e respeito no atendimento público — mas isso está longe de acontecer na prática.
Esse caso não é um pedido por privilégio. É um alerta sobre como o sistema trata nossos idosos, inclusive aqueles que dedicaram suas vidas à cultura brasileira.”

Hermeto Pascoal é conhecido como o homem som, pois costuma fazer shows com os mais inusitados instrumentos, como um solo com a sua própria barba. Ele teve um trecho de uma música sua incluída na faixa “Carolina IV” do Angra, no disco “Holy Land”.

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *