Iggor Cavalera se diz “orgulhoso” com o que o Sepultura fez em “Roots”: “Nós arriscamos”

Durante uma aparição no podcast “Brutally Delicious” , o baterista original do SEPULTURA , Iggor Cavalera, falou sobre a influência que sua antiga banda, em particular o clássico álbum de 1996 “Roots” , teve em bandas de metal moderno como por exemplo o Gojira.  Ele diz:

Nós conhecemos os caras do Gojira, temos uma amizade com eles. Eu posso ver uma enorme influência nas coisas que fizemos. E eu vejo isso como uma coisa muito inovadora. Porque na época, eu nem me lembro dessa coisa toda com bandas de metal voltando às suas raízes. Mesmo bandas norueguesas fazendo coisas vikings, isso não era uma coisa nova naquela época. Mais tarde, isso se tornou, tipo, ‘Oh, merda. Podemos olhar para o nosso passado e trazer algumas dessas coisas que fazem sentido para a música que fazemos hoje.’ E isso é algo que nós fizemos. E às vezes me encontro muito, muito orgulhoso disso. Porque esse é um dos legados, eu acho, de ‘Roots’ .

Algumas pessoas olham para ‘Roots’ como nosso disco mais vendido, o que é bom, mas eu gosto de olhar para ‘Roots’ ao contrário, onde estávamos tentando coisas que, na época, eram muito arriscadas. Ele não era a coisa típica que toda banda de metal estava fazendo. Estávamos forçando os limites das coisas que poderiam dar completamente errado. Era um risco na época. Não sabíamos como isso funcionaria. Fazendo a coisa com a tribo Xavante, gravando com eles e trazendo todos esses elementos, poderia dar completamente errado. Não sabíamos na época. Era só que tínhamos essa sensação de que era a coisa certa a fazer. E ver uma banda como Gojira fazendo isso hoje em dia, está totalmente relacionado ao trabalho que fizemos há 30 anos… E estamos cem por cento muito orgulhosos disso. Não só o Gojira mas tem muita gente voltando para as ideias… Existem muitas bandas de black metal hoje em dia que fazem muitas coisas com suas raízes, especialmente com as raízes dos índios americanos, e essas coisas naquela época, elas não eram comum. Então eu me sinto muito orgulhoso disso, que nós meio que lançamos essa ideia, e hoje em dia isso meio que se tornou uma coisa.”

No ano passado, o guitarrista/vocalista do Gojira, Joseph Duplantier , disse ao Cuartel Del Metal que era “um elogio” quando as pessoas comparavam a música da banda “Amazonia” com o álbum “Roots” do SEPULTURA . “Não há vergonha aqui”, disse ele. “E nós os roubamos, mas não fizemos de propósito. Mas percebemos logo depois. Nós ficamos tipo, ‘Oh, isso soa como SEPULTURA . Ahhh, tanto faz.’ É uma homenagem ao SEPULTURA – que tal? É sobre o Brasil. É sobre a Amazônia. É tribal.”

“Roots”, juntamente com “Chaos AD” de 1993 , é considerado o lançamento de maior sucesso comercial do Sepultura, tendo sido certificado ouro em 2005 pela RIAA (Associação da Indústria Fonográfica da América ) por vendas nos EUA superiores a 500.000 cópias.

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *