Immolation: 30 anos de “Here in After”
Há 30 anos, em 12 de fevereiro de 1996, o Immolation lançava “Here in After“, o segundo álbum desta banda que atraiu os olhos de todos para a cena Death Metal de Nova Iorque, outrora conhecida por ser um celeiro das bandas de Hardcore. Esse álbum é tema do nosso bate-papo desta quinta-feira pré-carnaval. Venha conosco.
O álbum tem na verdade duas datas de lançamento: a de hoje refere-se ao lançamento na Europa, enquanto que nos Estados Unidos, “Here in After” foi lançado em 13 de fevereiro, e marca a estreia da banda pela Metal Blade, selo com o qual eles haviam assinado contrato no ano anterior.
A banda foi dispensada pela Roadrunner, que não lhes deu o devido apoio após o lançamento de “Dawn of Possession“, lançado em 1991. A troca de selo fez muito bem para o Immolation, que ajudou a consolidar a sonoridade do quarteto. É o último álbum com o baterista Craig Smilowski, que saiu logo depois do lançamento.
Todos se juntaram no Water Music Studios, localizado em New Jersey, onde o álbum foi gravado e mixado durante o mês de julho de 1995. A própria banda atuou na produção do play, tendo o apoio de Wayne Dorell. A masterização aconteceu no Future Disc Systems, em Hollywood. A arte da capa foi mais uma vez desenhada pelo mestre alemão Andreas Marschall, e por si só já traduz o que a banda tentou passar em suas letras, com a temática anticristã, o que não significa, necessariamente, ser a favor do demônio.
E observando as letras de “Here in After“, podemos constatar que, mesmo estando 30 anos mais velho, tratam-se de temas bastante atuais, ainda que alguns discordem, sobretudo a parcela conservadora dos fãs, mas a banda fala de como os pastores se utilizam dos escritos da Bíblia, um livro bastante polêmico, do ponto de vista da prova de existência dos fatos narrados. Então hoje, muitos se aproveitam dos escritos para manter sob controle o seu rebanho, através do medo ou de histórias que não têm como serem provadas. Muitas vezes escutamos Ross Dolan cantando versos como “Jesus morreu em vão”, ou “Jesus não morreu por mim”.
Dando play na bolacha, o Immolation se distanciou um pouco das bandas de Death Metal tradicionais, pelo simples fato de impor uma sonoridade mais técnica, o que acabou sendo copiado mais tarde por outras bandas. “Here in After” tem duração de um disco de Punk Rock: são breves 38 minutos e oito petardos, um mais furioso do que o outro. Os destaques ficam por conta das faixas “Nailed to Gold“, “Burn With Jesus“, “I Feel Nothing“, a faixa-título e “Under the Supreme“.
O play recebeu críticas positivas da imprensa especializada, além de ser muito querido pelos fãs da banda. É difícil apontar entre “Here in After” e o antecessor, qual é o preferido entre os seguidores. No Brasil, tivemos a versão nacional do disco, que foi lançada pelo selo Paradoxx Music, que na época, investia em bandas pesadas, como o Angra e o Ratos de Porão, por exemplo.
Antes de a banda cair na estrada, o baterista Craig Smilowski deu lugar para Alex Hernández, que ficou até o ano de 2002. O Immolation iniciou o seu giro, tocando pelos Estados Unidos, depois partiu para a Europa, voltando aos Estados Unidos para concluir os shows no ano de 1996. Nos dois anos seguintes, a banda realizou poucas apresentações, foram 34 no total, sendo 32 delas em 1997 e apenas 2 em 1998, enquanto a banda preparava o sucessor de nosso homenageado.
Hoje é dia de celebrarmos o mais novo trintão do Metal Extremo. Vamos escutar essa pérola enquanto aguardamos pelo lançamento de “Descent“, o vindouro novo álbum da banda, com previsão para chegar em 10 de abril.
Here in After – Immolation
Data de lançamento – 12/02/1996
Gravadora – Metal Blade
Faixas:
01 – Nailed to Gold
02 – Burn with Jesus
03 – Here in After
04 – I Feel Nothing
05 – Away from God
06 – Towards Earth
07 – Under the Supreme
08 – Christ’s Cage
Formação:
- Ross Dolan – baixo/ vocal
- Robert Vigna – guitarra
- Tom Wilkinson – guitarra
- Craig Smilowski – bateria
