Irmã de Neil Peart fala sobre morte do gênio da bateria: “tivemos um tempo para nos preparar”
Em janeiro de 2020, o mundo foi pego de surpresa com a triste partida do grande gênio da bateria, Neil Peart. O músico sofria com um câncer no cérebro, que escondeu do resto do mundo até sua morte, aos 67 anos.
Em uma entrevista ao Etcetera With Kelly Barrett, a irmã de Neil, Nancy Peart, falou sobre todo o processo até o último momento do músico entre nós:
“Tínhamos três anos e meio para nos preparar, então sabíamos que isso aconteceria. E aconteceu, tivemos aquela semana de silêncio no rádio em que não podíamos contar a ninguém. E então tivemos – acho que tivemos 10 minutos de antecedência antes de ir ao vivo para o mundo. Então tivemos 10 minutos para contar a todos que tínhamos escondido algo, ‘ Não disse em três anos e meio: ‘Desculpe, mentimos. Não está tudo bem.’ Então, sim, foi muito difícil – aquela semana foi a mais difícil que passamos porque sabíamos e não podíamos compartilhar isso.”
Nancy também falou sobre a questão de privacidade que os fãs acabaram por não respeitar:
“Oh, nossas mensagens estavam explodindo. Minha filha finalmente desligou o telefone. Ela também é musicista. Ela está no mundo da música. E ela realmente escreveu uma música naquela semana chamada ‘Radio Silence’ porque estávamos em silêncio no rádio. Tocou em ‘A Night For Neil ‘[evento memorial realizado em outubro de 2022 no Meridian Centre em St. Catharines, Ontário, Canadá]. Foi incrível. Então, sim, foi uma semana muito surreal. Mas esses 10 minutos foram, tipo… nem me lembro para quem liguei nesses 10 minutos. Todo mundo que eu conhecia, bem, tive que mandar uma mensagem para todos de uma vez, porque sabíamos que tínhamos 10 minutos. E então, assim que um dos meus melhores amigos recebeu minha mensagem, ela estava no rádio. E então todos eles, claro, foram chamados porque todos os seus familiares conhecem a ligação – a mesma coisa – estava com ele há 45 anos, tecnicamente. Então, sim, foi um choque que percorreu o mundo, isso é certo.”
Mesmo doente, Neil Peart chegou a realizar shows com o Rush em sua turnê de despedida. Eram shows de três horas que ele tocou de forma exímia, conforme seus companheiros Geddy Lee e Alex Lifeson relataram.