IT: Bem Vindos a Derry finaliza temporada recheada de easter-eggs ao universo de Stephen King

Neste último domingo (14), os fãs de Stephen King se encontraram com Pennywise mais uma vez no último episódio da temporada de IT: Bem Vindos a Derry, produção que conta os despertar do palhaço macabro 27 anos dos eventos relatados nos filmes.

Durante os 8 episódios da série, foram encontrados algumas referências ao mundo de King, mas o último episódio veio trazendo fan-service “À la carte”, e se você não pegou algum, aqui vão alguns dos principais deles. Cuidado com spoilers caso ainda não tenha assistido.

Dick Halloran e O Iluminado

Ok, se por algum acaso durante os 7 episódios você não tinha sacado, o oitavo deixou explicíto que Dick Halloran é o chefe do Hotel Overlook de O Iluminado, clássico de Stanley Kubrick e estrelado por Jack Nicholson. Ao final do episódio, Halloran se despede dizendo que irá para Londres trabalhar em um hotel, e diz, “quanto problema um hotel pode dar?”! Pobre, mal sabe o que vai enfrentar por lá.

A referência a tartaruga Maturin

No livro de It, King criou um ser que rege o universo, a tartaruga Maturin, o oposto de Pennywise e durante o último episódio há uma referência a mesma. Quando o palhaço arrebata crianças no auditório da escola, uma delas está vestida de tartarua ainda, que já havia aparecido em outro episódio assim vestindo a fantasia, em uma sútil referência ao ser. Quando Halloran vai invadir a mente do capiroto, Rose lhe dá um chá feito de “raiz de Maturin”.

Beep-Beep

No desfecho da luta final, uma cena de tensão acontece, e quem surge para dar um empurrãozinho (literalmente). O espírito de Richie Tozier surge correndo em meio ao nevoeiro para dar uma mãozinha (opa, de novo) aos seus companheiros e quando passa por Pennywise caído, além de gesticular para o palhaço, ele solta um “beep-beep”, frase que o monstrengo usa para suas vítimas, mas aqui foi trocada de posição.

A sra. Kersh

Fomos apresentados a história da “filha de Pennywise”, e que no final se revela a velha senhora Kersh, que aparece no segundo filme e aqui conhecemos a sua história. Novamente interpretada pela atriz Joan Gregson, que já havia encarnado o personagem no longa aparecendo para Jessica Chastain, a Beverly adulta e repetindo a frase, “nada que morre em Derrr, morre de verdade”. Joan morreu em junho deste ano, logo após o término das filmagens da série, mas não sem antes encerrar um ciclo contando a trágica história da personagem.

A forma monstro de Pennywise

Nos filmes nós só vemos Pennywise se transformar em monstrengo no embate final, o que no livro é relatado de forma diferente por King, já que ele diz que a forma de palhaço não é usada para lutas, mas sim formas tiradas de filmes de terror clássico. E aqui na série temos um vislumbre quando ele se torna uma criatura com asas de morcego e patas de uma ave e atacando as crianças.

Marge é a mãe de Richie Tozier

Esse foi um plot twist dos bons! Em um confronto mano a mano, Pennywise revela que Marge é na verdade a mãe de Richie Tozier, o desbocado do Clube dos Perdedores e um dos que ajudam a derrotar em definitivo o palhaço 27 anos após os eventos contados na série.

Beverly Marsh e a trágica história de sua mãe

Ok que essa foi surpresa! Na cena final do episódio, ouvimos um grito e a Sra. Kersh caminha até uma sala. Lá, nos deparamos com uma mulher pendurada e os médicos dizendo que ela havia finalmente conseguido e havia mesmo morrido. Ao chão, uma criança se abraça a um homem que chora em desespero.

Quando a câmera se aproxima, vemos que a criança ao chão é na verdade Bervely Marsh e para nossa surpresa é a atriz Sophia Lillis que reprisa seu papel do filme. O ano em que vemos ali é 1988, um ano antes dos eventos narrados no primeiro filme. Ali vemos um pouco da trágica história da personagem que não havia tido o motivo da morte da mãe contado. Também vemos que o pai de Beverly, que sempre a culpou pela perda da esposa, já a trata mal ali, quando ele lhe dá um empurrão quando ela se aproxima dele.

O Nevoeiro (?)

Ok, neste aqui não temos nada confirmado sobre de fato isso é uma referência ou não, mas durante a cena do arrebatamento de Pennywise, um nevoeiro toma conta de Derry e muitos apontaram isso a uma analogia a O Nevoeiro, livro de Stephen King que também ganhou um filme. Será?!

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *