J.K. Rowling compara Neil Gaiman a Harvey Weinstein
O autor Neil Gaiman enfrenta novas acusações de abuso sexual, reveladas em um artigo nesta última segunda feira (13), e J.K. Rowling, autora de Harry Potter falou sobre o assunto.
No X, antigo Twitter, ela escreveu:
“A multidão literária que tinha muito a dizer sobre Harvey Weinstein antes de ele ser condenado tem sido estranhamente silenciada em sua resposta às múltiplas acusações contra Neil Gaiman de mulheres jovens que nunca se conheceram, mas — como com Weinstein — contam histórias notavelmente semelhantes”
Assim como Weinstein, Gaiman teria desembolsado grandes quantias para silenciar as suas vítimas. Segundo a defesa do autor de Sandman e Coraline, as relações de fato aconteceram, mas, todas foram consensuais.
Rowling vem colecionando ao longo dos anos grandes desafetos com a comunidade Harry Potter. Ela criticou o ator David Tennant, astro de Doctor Who e que interpreto o vilão Bartô Crouch Jr. em Harry Potter e o Cálice de Fogo, quando este defendeu o direito de mulheres trans durante uma premiação. A autora então escreveu nas redes sociais:
“Este homem está falando de sobreviventes de estupro que querem cuidados apenas para mulheres, as enfermeiras que estão atualmente processando o seu seguro de saúde por as obrigarem a se trocar diante de um homem; garotas e mulheres que perdem oportunidades esportivas para prisioneiros do sexo masculino; e mulheres encarcerados com criminosos sexuais condenados.
Para um homem que supostamente é um modelo de compaixão e tolerância, ele certamente deseja que muitas pessoas deixem de existir”
A autora também já afirmou que aceitaria ser presa por seus comentários considerados transfóbicos.
The literary crowd that had a hell of a lot to say about Harvey Weinstein before he was convicted has been strangely muted in its response to multiple accusations against Neil Gaiman from young women who’d never met, yet – as with Weinstein – tell remarkably similar stories.
— J.K. Rowling (@jk_rowling) January 13, 2025