James Hetfield: aniversariante do dia é elogiado por Jerry Cantrell
O frontman do Metallica, James Hetfield completa 60 anos nesta quinta-feira. Principal responsável pelas composições da banda ao longo dos anos, James é considerado por muitos como o melhor guitarrista base da cena. Em 2004 a revista Guitar World deu a ele este título. Certa vez, Jerry Cantrell, guitarrista e vocalista do Alice in Chains, rasgou elogios ao aniversariante do dia, em entrevista para a Loudersound:
“Há algum tempo atrás, eu e o Sean (Kinnery, baterista do Alice In Chains) nos encontramos com James Hetfield e Robert Trujillo em Los Angeles para um show beneficente e James me pediu para cantar “Them Bones” e “Would?”. Então nós fizemos essas duas músicas e depois tocamos “Nothing Else Matters”. Foi uma das coisas mais legais que eu já fiz em toda a minha vida.”
Em seguida, Cantrell fez uma autoavaliação como guitarrista e incluiu James no mesmo rol:
“Como guitarrista, eu venho da escola de Rock Malcolm Young, que é sobre ritmo e composição. Se você fala com alguém, eu não sou realmente conhecido como solista virtuoso. O que importa é ritmo, tom, sensação. Eu acho que James também é da mesma escola.”
Ele segue enaltecendo as qualidade de James enquanto frontman:
“O que faz de James um grande líder é sua presença física. Ninguém mais comanda o mesmo tipo de respeito e atenção sem que isso seja egoísta ou egocêntrico. Ele é tudo sobre música; tudo sobre diversão, celebração e conexão com os fãs. E isso para mim é realmente inspirador. Especialmente porque ele faz isso há tanto tempo e está no topo disso há anos.”
Cantrell prossegue reconhecendo a importância do feito de James Hetfield nos anos 1980 como um dos que colaboraram para a popularização do Thrash Metal que emergia na época:
“Ele pegou uma coisa underground e levou para todo o mundo. O Metallica é uma coisa enorme para mim e para qualquer banda de Hard rock ou Metal.”
E finaliza quando perguntado se James entrará para a história como um ícone do Rock:
“Ele já tem história, ele é o padrinho, cara!”
Chamado de “Rei do Downpicking”, pelo guitarrista do Annihilator, Jeff Waters, pela sua velocidade nas palhetadas, Hetfield tem um jeito peculiar de tocar. Certa vez ele explicou que segura sua palheta com os dedos polegar e médio, ao invés de segurar com o polegar e o indicador, justificando o ganho na guitarra.
Mas nem sempre James gostou de acumular as funções de guitarrista e vocalista. Nos primórdios do Metallica, ele chegou a ficar incomodado com a dupla função e a entrada do vocalista John Bush foi cogitada. Felizmente ele segue cantando e tocando e após 40 anos ele inclusive melhorou sua performance vocal sem perder a sua técnica nas bases.
Criador de grandes hinos do Thrash Metal como “Whiplash“, “Seek & Destroy“, “Creeping Death“, “Master of Puppets“, “One“, “Enter Sandman“, “Sad But True” e tantos outros, James tem travado uma batalha intensa contra o vício em álcool e drogas e seu discurso em um show em Belo Horizonte no ano passado viralizou, quando ele falou do apoio que seus companheiros de banda e do abraço que recebeu em pleno palco.
Feliz aniversário, James!