James LaBrie diz que Dream Theater é mais do que “só metal progressivo”

O Dream Theater é conhecido por ser um dos principais nomes do que ficou conhecido como o metal progressivo.

Porém, resumir a banda a somente um estilo, parece que não faz muito o estilo do vocalista James LaBrie. Foi isso que ele revelou em conversa com a revista Revolver. Ele diz:

“Eles podem simplesmente dizer, ‘Bem, isso é progressivo. Eles estão todos brincando, e são essas músicas muito, muito longas.’ E eu fico tipo, ‘Oh meu Deus.’ Obviamente, você realmente não ouviu nosso álbum, como um álbum, e ouviu todas as diferenças ao longo de cada disco, todos os estilos que tocamos. Não é sobre as músicas épicas.

Adoramos tocar épicos, e isso se tornou uma grande parte de nossa identidade. Estou extremamente orgulhoso e apoiarei qualquer uma de nossas longas canções – como algumas pessoas se referem a elas – porque acho que elas são feitas de forma brilhante. Não estou tentando soar pomposo e vaidoso. Eu realmente acho que se você vai fazer músicas de 12, 15, 20 minutos e assim por diante, deve haver um propósito por trás disso. Tem que haver uma carona para o ouvinte. Tem que haver a dinâmica. Então as pessoas vão se afastar e dizer, ‘Puta merda! Espere um minuto, 25 minutos se passaram?’ Mas, ao mesmo tempo, você tem uma música do Dream Theater como ‘I Walk Beside You’. Então, há muitas camadas para nós.

‘Oh, você é do Dream Theater, a banda de metal progressivo’, eu respondo, ‘Sim, nós somos. Mas nós somos muito mais do que isso.’ E o metal progressivo, acho que descreve quem somos, porque há uma vantagem em nossa música, mas há muito em nós. Há a diversidade e é muito eclético, e puxamos de vários estilos, e acho que isso nos moldou em quem e o que somos.”

O Dream Theater lançou seu novo video, “Answering the Call“, faixa que faz parte do último disco lançado “A View From the Top of the World“.

 

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *