King Diamond: “Abigail II: The Revenge” completa 24 anos e consolida a saga mais macabra do metal

Há 24 anos, em 29 de janeiro de 2002, King Diamond lançava “Abigail II: The Revenge“, o décimo álbum da discografia da carreira solo do talentoso vocalista, e que é tema do nosso bate-papo desta quinta-feira. 

O play é marcado por duas estréias: o guitarrista Mike Wead e o baterista Matt Thompson, além de marcar o retorno do baixista Hal Patino, que havia deixado a banda logo depois de ter gravado o álbum “The Eye” (1990). E também se trata de uma continuação da obra-prima “Abigail“, lançada em 1987. 

O encarte do álbum conta que o personagem Brandon Henry foi inspirado em Brandon J. Henry, amigo de King Diamond e a pessoa que fica responsável por cuidar da casa do vocalista quando ele está em turnê. Aqui em “Abigail II: The Revenge“, a personagem principal acaba de completar 18 anos e é estuprada pelo Conde de LaFey, em uma história emocionante. 

King Diamond se juntou aos músicos e todos atravessaram o Atlântico, rumo aos Estados Unidos, mais precisamente no Nomad Recording Studios, na cidade de Carrolltn, no Texas, onde o álbum foi gravado, mixado e masterizado, durante os meses de junho e setembro de 2001. A produção ficou a cargo de King Diamond, Andy LaRocque e de Kol Marshall. 

As capas dos álbuns de King Diamond costumam ser belíssimas e em “Abigail II: The Revenge” não foi diferente. Desta vez, o escolhido para desenhar a capa foi o mago Travis Smith, este foi seu trabalho de estreia com King. Ele ainda faria a capa do álbum subsequente, “The Puppet Master“, de 2003. O produtor Kol Marshall ajudou também, gravando os teclados e harpas. Alyssa Bienberger também participou, gravando vozes para as canções “Little One“, “Mommy” e “Sorry Dear“. 

O álbum é composto por treze canções, das quais, três são pequenos interlúdios. A duração total do play é de 53 minutos. Os destaques ficam por conta das faixas “The Storm“, “Mansion in Sorrow” e a já citada “Little One“. É um belo álbum, onde King Diamond faz o que melhor sabe: contar suas histórias de horror, e cercado de músicos de talento ímpar.

Infelizmente King Diamond não fez turnê para promover este álbum. A razão foi a falta de apoio da Metal Blade, que sorria com os downloads ilegais, que estava em alta naquela época. Eram tempos em que Lars Ulrich estava em guerra contra a Napster, exatamente por conta dos downloads. Ainda assim 9 álbum alcançou a 24ª posição nas paradas filandesas e a 42ª na Suécia. 

Hoje é dia de celebrar mais um aniversário deste belo play. King prometeu o novo álbum, “The Institute“, que será o sucessor de “Give me Your Soul… Please“, lançado em 2007. Hoje é dia de escutar esse play no volume máximo, enquanto aguardamos novidades do mestre King

Abigail II: The Revenge 

Data de lançamento – 29/01/2002

Gravadora – Metal Blade

 

Faixas:

01 – Spare This Life 

02 – The Storm 

03 – Mansion in Sorrow 

04 – Miriam 

05 – Little One 

06 – Slippery Stairs 

07 – The Crypt 

08 – Broken Glass 

09 – More than Pain 

10 – The Wheelchair

11 – Spirits 

12 – Mommy 

13 – Sorry Dear

 

Formação:

  • King Diamond – vocal
  • Andy LaRocque – guitarra/ teclado/ harpa
  • Mike Wead – guitarra
  • Hal Patino – baixo
  • Matt Thompson – bateria

 

Participações especiais:

  • Kol Marshall – teclado/ harpa
  • Alyssa Bienberger – voz em “Little One“, “Mommy” e “Sorry Dear

Flávio Farias

Fã de Rock desde a infância, cresceu escutando Rock nacional nos anos 1980, depois passou pelo Grunge e Punk Rock na adolescência até descobrir o Heavy Metal já na idade adulta e mergulhar de cabeça na invenção de Tony Iommi. Escreve para sites de Rock desde o ano de 2018 e desde então coleciona uma série de experiências inenarráveis.

One thought on “King Diamond: “Abigail II: The Revenge” completa 24 anos e consolida a saga mais macabra do metal

  • janeiro 30, 2026 em 8:29 pm
    Permalink

    Não sou muito familiarizada com o som de King Diamond, mas a arte da capa e músicas desse disco são verdadeiras obras de arte. Abraços!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *