Kirk Hammett explica porque usa tanto o pedal de Wah
Uma das principais marca (para o bem ou para o mal) de Kirk Hammett no Metallica, é seu extenso uso do pedal de wah-wah.
Em uma entrevista para a Guitar World, ele falou porque gosta tanto do efeito:
“O wah me permite espelhar a voz interior em minha cabeça e em meu coração. Isso é o que eu estou ouvindo. Todas essas notas e tons manipulados, porque é assim que a voz humana é. Passamos por todos esses tons e frequências diferentes quando falamos. Quando eu piso naquele pedal wah e ouço aquele clique… bem, eu estou ouvindo aquele clique no meu cérebro e no meu coração ao mesmo tempo.
Não consigo pensar em ninguém que use o pedal wah tanto quanto eu. Não me importo com o que alguém diga. Se eu sinto vontade de pisar no pedal wah, eu piso na porra do pedal wah, porque isso me aproxima do que estou ouvindo internamente. E esse é o objetivo do equipamento – ajudar a trazer o que você ouve internamente para o externo mundo.”
Em uma entrevista passada, Kirk revelou que a sua influência para o uso do pedal é o Thin Lizzy. Ele comentou:
“Para mim, o wah-wah é muito parecido com a voz humana. Não é tanto sobre o som ‘wah-wah’, é ser capaz de manipular o tom da maneira que eu sentir naquele momento. Na verdade, cria uma conexão melhor com a parte mais profunda de mim. E Hendrix era na verdade, não foi a primeira pessoa que ouvi usar um pedal wah-wah – foi Brian Robertson do Thin Lizzy. A primeira vez que tomei conhecimento disso foi a música ‘Warriors’ em ‘Jailbreak’ . meu amigo, ‘O que é isso?!’ Ele disse: ‘Isso é um pedal wah-wah.’ ‘ Uau, fantástico!’ Eu fiz uma anotação mental disso…”