KIX anuncia aposentadoria com show final este ano

O KIX vai encerrar as suas atividades em 2023.

Em um vídeo compartilhado por Mark Strigl do Talking Metal, o vocalista, Steve Whiteman, falou ao público do festival M3 Rock Festival:

Quero fazer um anúncio aqui. E provavelmente será um pouco difícil passar por isso, mas eu quero fazer isso de qualquer maneira, porque queremos que todos saibam. Decidimos que depois de 45 anos fazendo isso, acho que vamos chamar isso de carreira. Não esta noite. Vamos fazer um show aqui em 17 de setembro.

Tem sido um longo, longo, longo caminho. E minha saúde está piorando. A saúde de Jimmy Chalfant, está definitivamente piorando. E decidimos que terminaríamos essas datas durante o verão. E terminaríamos em Hinckley, Minnesota. E pensamos , ‘Quem diabos quer terminar uma carreira em Hickley, Minnesota?’ Então, pensamos e dissemos: ‘Queremos fazer um grande show final de rock and roll na área’, porque vocês merecem. Sem ofensa, Hinckley, mas foda-se. Então, 17 de setembro será nosso show final, e nós ‘temos a sorte de fazer isso aqui [no Merriweather Post Pavilion], então esperamos que todos vocês venham se juntar a nós. Vocês virão se juntar a nós em nosso show final? 

Então, é triste, mas é hora. Você sabe quando é a hora. É como um atleta. Você sabe quando é a hora. E eu acho que é a hora. Estou cansado. Não posso mais fazer isso.”

Após um anúncio, o vocalista Steve Whiteman falou em entrevista ao Metal Edge sobre os planos de aposentadoria que já aconteciam há um ano:

“Pode parecer repentino, mas esta é uma decisão que tomei há cerca de um ano. Eu pensei muito, decidi e anunciei para os caras da banda e nossos agentes. Eu sabia naquele momento que provavelmente estaria pronto até 2023. Já se passaram 45 anos de rock ‘n’ ininterrupto turnê, viajar e sair, e não tenho mais tempo para me comprometer com isso. Tenho 66 anos. Tenho neuropatia nos pés. Estou cansado.”

Questionado se o recente problema de saúde do baterista Jimmy Chalfant – ele desmaiou no palco sete meses atrás após sofrer uma parada cardíaca – acelerou o processo para ele, Steve disse:

“Com certeza. Quando Jimmy desmaiou em novembro, isso colocou uma nova perspectiva sobre as coisas. … Foi o tipo de coisa que me fez pensar: ‘Por quanto tempo ainda queremos fazer isso?’ E para ser honesto, eu estava pronto para desistir e ir para casa naquele momento. Mas todos se reuniram e me pressionaram para continuar e terminar as datas que tínhamos agendado. Foi quando decidimos ir até setembro próximo. Nós sabia que tínhamos esses dias de verão, e Jimmy – uma vez que se sentiu bem o suficiente para subir no palco – bateu o pé e disse: ‘Setembro é o fim para mim’.”

Steve ainda falou se o guitarrista Ronnie Younkins,  ausente da turnê com da banda nos últimos dois anos depois de repetidamente ter problemas com a polícia devido à sua batalha contra o alcoolismo, estará nos shows finais:

“Bob definitivamente fará parte do show. A esperança é que Ronnie esteja lá como músico convidado. Mas nem sei se alguém já conversou com Ronnie. Estamos esperando e assumindo que ele virá e fará algumas músicas conosco. Esperamos que sim, porque seria incrível para nossos fãs. Também acho que vamos chamar Brad Divens , que tocou no álbum ‘Cool Kids’ .”

Questionado se o coração de Jimmy está saudável o suficiente para o final, ele disse:

Matt está em espera, mas Jimmy se sente bastante confiante de que pode fazer isso. Ele estava em um recente cruzeiro conosco e apareceu e tocou algumas músicas no final do set. Ele se sente ótimo, tem praticado em casa e está pronto para fazer os últimos shows de verão que planejamos. Amamos Matt , mas ter Jimmy é muito importante para nós. Mas o problema é que Jimmy não poderá fazer os vocais de fundo. Ele sente que, se tocar bateria e cantar simultaneamente, sua frequência cardíaca aumenta a um ponto que o deixa nervoso. Então, sentiremos muita falta disso, mas faremos Bob cantar mais.”

https://www.facebook.com/mstrigl/videos/921584952409263/?t=0

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *