Korzus: há vinte anos, banda lançava “Ties of Blood”

Há 20 anos, em 02 de abril de 2004, o Korzus lançava “Ties of Blood“, o quarto álbum desta banda, que é uma instituição do Heavy Metal tupiniquim e claro, assunto do nosso bate-papo por aqui nesta terça-feira.

Após 9 longos anos de hiato, eles voltaram com tudo e fizeram a espera valer e muito a pena. O trabalho anterior, “KZS“, embora seja um bom álbum, é um tanto quanto descaracterizado, uma vez que eles buscaram outros caminhos, como o Industrial e até mesmo o Hardcore, o que acabou gerando algumas controvérsias.

Aproveitando o clima bélico que o mundo vivia, com a guerra inventada pelo governo George Bush contra o mundo islâmico, o quinteto veio com sua artilharia musical pesadíssima. E para isso, eles convidaram uma turma de peso, que vai desde Andreas Kisser à João Gordo, passando por Boka, Redson, Andre Matos, entre outros, fortalecendo os laços de sangue da música pesada, que deu origem ao título do disco.

O disco marca a estreia do excelente guitarrista Heros Trench, gravando em estúdio com a banda, uma vez que ele já havia marcado presença no “Live at Monsters of Rock“. Ele, que já estava na banda desde o ano de 1998, faria com Silvio Golfetti, a mais letal das duplas de guitarristas do Metal nacional (N. do R: ainda que mais tarde, o pernambucano Antônio Araújo substituísse Silvio e mantivesse a letalidade das guitarras do Korzus).

A banda entrou no “Mr. Som Studio“, de propriedade da dupla Marcello Pompeu e Heros Trench, tendo este último assinou a produção do aniversariante do dia. Ele já tinha alguma experiência como em estúdio, e já havia atuado nas mais diversas funções com outras bandas em estúdio, como na mixagem, na masterização, como engenheiro e já havia produzido discos de bandas como Hangar, Corpse Grinder, Siegrid Ingrid, Reviolence, entre outras. E o resultado foi simplesmente espetacular.

Bolacha rolando, temos um massacre sonoro, que dura cerca de 40 minutos e tem 14 petardos. “Guilty Silence“, “Respect“, “Screaming for Death“, “It Wasn’t me“, “Who’s Going to be the Next” estão, sem sombra de dúvidas, entre os melhores momentos de toda a carreira do Korzus. Isso sem contar com a faixa “Evil Sight“, que tem a brilhante participação do saudoso Andre Matos e também “Peça Perdão“, que tem participações do vocalista Otto Tauros, da banda finlandesa Força Macabra, que canta suas canções em português e João Gordo e Boka, representando o Ratos de Porão. Como na época, o Sepultura estava tentando se reencontrar, “Ties of Blood” pode ser apontado com facilidade como o melhor álbum brasileiro de Heavy Metal daquele ano de 2004.

Com todas esses convidados especiais, a banda dizia na época de seu lançamento, que a ação era para mostrar os laços de sangue entre os músicos da cena, o que foi uma excelente iniciativa, já que todos os músicos brilharam e ajudaram ao Korzus a crescer e chegar a outro patamar. A qualidade da produção aqui é brilhante, mas a banda ainda evoluiria ainda mais com os seus sucessores “Discipline of Hate” (este considerado por este que vos escreve, o melhor deles) e com “Legion“, outra pérola dessa banda que jamais decepciona.

Infelizmente, o Korzus é uma banda que tem um hiato enorme entre um álbum e outro, os fãs precisaram esperar seis anos para conhecer o sucessor deste e atualmente já são quase dez anos sem um álbum de estúdio lançado pela banda, que soltou um single durante a pandemia, dando uma esperança de que um novo play estaria para ser lançado, o que até agora não aconteceu. Uma banda como o Korzus não poderia ficar tanto tempo sem deleitar seus seguidores com sua música, que é de extrema qualidade. Nestas últimas duas décadas, a banda lançou apenas mais dois álbuns além do nosso aniversariante do dia.

Hoje é dia de celebrar os vinte anos desta pérola do Thrash Metal, colocando-o para tocar no volume máximo, enquanto aguardamos o Korzus finalmente lançar um novo álbum. Desejamos longa vida para esta amada banda, que é um de nossos maiores tesouros.

Ties of Blood – Korzus
Data de lançamento – 02/04/2004
Gravadora – Unimar Music

Faixas:
01 – Guilty Silence
02 – Respect
03 – What Are You Looking For
04 – Screaming for Death
05 – Never Get Me Down
06 – Punisher
07 – Evil Sight
08 – Correria
09 – Cruelty
10 – Ties of Blood
11 – It Wasn’t Me
12 – The Sadist
13 – Who Is Going to Be the Next
14 – Peça Perdão

Formação:

Marcelo Pompeu – vocal

Silvio Golfetti – guitarra

Heros Trench – guitarra

Dick Siebert – baixo

Rodrigo Oliveira – bateria

Participações especiais:

Hélcio Aguirra – guitarra em “Evil Sight
Andre Matos – vocal em “Evil Sight
Andreas Kisser – guitarra em “Correria
Boka – bateria em “Peça Perdão
João Gordo – vocal em “Peça Perdão
Redson – vocal em “Peça Perdão
Otto Taurus – vocal em “Peça Perdão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *