Kreator: 17 anos de “Hordes of Chaos”

Há 17 anos, em 13 de janeiro de 2009, o Kreator lançava “Hordes of Chaos“, o 12° álbum destes lindos antifascistas do Thrash Metal germânico e que é tema do nosso bate-papo desta terça-feira. 

Em 2008, o Kreator havia programado uma turnê com King Diamond, mas devido a problemas de saúde enfrentados pelo icônico vocalista, o rolê acabou sendo cancelado. Com isso, o quarteto começou a produzir o que viria a ser o sucessor de “Enemy of God“. Antes, em março de 2008, a banda lançou o DVD “At the Pulse of Kapitulation“, contendo os álbuns “Live in East Berlin” e “Hallucinative Comas” em um único disco. 

A banda resolveu mudar o formato da gravação, e tudo foi tocado ao vivo e praticamente tudo que é ouvido em nosso aniversariante foi registrado em fitas analógicas, um processo que eles não faziam desde “Pleasure to Kill“. À exceção de alguns vocais e solos, eles praticamente não fizeram uso dos overdubs. Mille Petrozza falou que o novo álbum estava “combinando os melhores momentos do nosso catálogo anterior com a intensidade e experiência de 2009”. 

Era a primeira vez depois de alguns anos que o Kreator repetia a mesma formação entre dois álbuns seguidos, fato que não acontecia desde o início da década de 1990, quando o mesmo lineup gravou os discos “Coma of Souls” (1990) e “Renewal” (1992). A repetição da mesma formação vai acontecer desta vez, com o próximo álbum do Kreator, que sairá na próxima sexta-feira, o aguardado “Krushers of the World“. 

Eles se juntaram no Titonus Studio, localizado em Berlim, na companhia do produtor Moses Schneider, onde ficaram trancafiados entre os meses de julho e agosto de 2008. A mixagem aconteceu em Londres, no Miloco Studios, e foi executada pelo experiente Colin Richardson. 

Dando play na bolacha, o Kreator dá mais uma aula de Thrash Metal, sem dó nem piedade. Riffs raivosos, velocidade e muita técnica são os aspectos positivos. Temos dez faixas, duração de 38 minutos, com destaques para “Hordes of Chaos (A Necrologue for the Elite)“, “Warcurse“, “Escalation” e “Demon Prince“. 

O álbum foi bem recebido pela crítica especializada e também foi bem aceito pelos fãs da banda. Nas paradas musicais, o disco apareceu em 16° na Alemanha e na Finlândia, 25° na categoria de Álbuns de Rock e no Reino Unido, 26° na Hungria, 33° na Áustria, 47° na Suécia, 57° na Suiça, 66° nos Países Baixos, 85° na França, 163° no Japão e 165° na “Billboard 200“, sendo a primeira aparição da banda na parada mais badalada do mundo. 

Na época do lançamento, o álbum saiu em três versões: a original, trazendo as dez canções, uma edição deluxe trazendo um DVD bônus com o making off das gravações e uma versão em vinil com a arte gráfica diferente das duas versões. Em 2010 o álbum foi relançado em uma edição especial, trazendo uma nova arte, vídeos promocionais e um disco bônus com versões demo das músicas, além de inúmeras fotos, adesivos e outros itens. 

A banda produziu vídeos para as músicas “Hordes of Chaos (A Necrologue for the Elite)” e “Destroy What Destroys You“. Dez dias após o lançamento do álbum, o Kreator deu o pontapé em sua turnê em um show nos Países Baixos, sendo acompanhado pelo Eluveite, Caliban e Emergency Gate. Em abril, o quarteto desembarcou na América do Norte, onde tocou com o Exodus, Warbringer, Belphegor e Epicurean. Entre o final de 2009 e o início de 2010, Ventor foi obrigado a se ausentar de alguns shows, sendo substituído por Marco Minnerman

Em 2010, a banda assinou com a Nuclear Blast, por onde está até os dias atuais e em março daquele ano, mais uma turnê pela América do Norte aconteceu, em comemoração aos 25 anos da banda, novamente acompanhados pelo Exodus e que também contou com as participações de Death Angel e Suicidal Angels. Atualmente, somente a faixa “Hordes of Chaos (A Necrologue for the Elite)“, ainda é lembrada nas apresentações. 

Hoje é dia de celebrar mais um aniversário deste belo álbum. Enquanto contamos as horas pelo lançamento de “Krushers of the World“. É o Kreator mostrando que o Thrash Metal segue vigoroso, e o melhor, com consciência de classe, a banda é apoiadora do antifascismo, o que é louvável. Longa vida ao Kreator

Hordes of Chaos – Kreator 

Data de lançamento – 13/01/2009

Gravadora – Steamhammer

 

Faixas

01 – Hordes of Chaos (A Necrologue for the Elite)

02 – War Curse 

03 – Escalation 

04 – Amok Run 

05 – Destroy What Destroys You 

06 – Radical Resistance 

07 – Absolute Misanthropy 

08 – To the Afterborn 

09 – Corpses of Liberty 

10 – Demon Prince 

 

Formação

  • Mille Petrozza – guitarra/ vocal
  • Ventor – bateria
  • Sami Yli-Sirniö – guitarra
  • Christian Giesler – baixo

 

Participação especial:

  • Jeff Collier – backing vocal 

Flávio Farias

Fã de Rock desde a infância, cresceu escutando Rock nacional nos anos 1980, depois passou pelo Grunge e Punk Rock na adolescência até descobrir o Heavy Metal já na idade adulta e mergulhar de cabeça na invenção de Tony Iommi. Escreve para sites de Rock desde o ano de 2018 e desde então coleciona uma série de experiências inenarráveis.

2 thoughts on “Kreator: 17 anos de “Hordes of Chaos”

  • 13/01/2026 em 10:38 pm
    Permalink

    Destruidor esse album é, adoro esse disco. ¨Hordes of Chaos¨ é a minha faixa favorita, abraços!

    Resposta
  • 14/01/2026 em 10:36 pm
    Permalink

    Grande clássico, ¨Horder of Chaos¨ também é a minha favorita…valeu!!!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *